O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou nesta terça-feira (24) um decreto para regulamentar o uso da força durante operações policiais. Assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a medida estabelece diretrizes para o uso gradativo de armas para evitar a violência policial em todo o país
Conforme o decreto, o uso de arma de fogo deve ser feito como medida de “último recurso”. Dessa forma, armas só poderão ser usadas quando outros recursos de “menor intensidade não forem suficientes para atingir os objetivos legais pretendidos”.
O texto também prevê que as ações policiais não deverão discriminar pessoas em razão da cor, raça, etnia, orientação sexual, idioma, religião e opinião política.
Em até 90 dias, o Ministério da Justiça vai editar uma portaria para detalhar os procedimentos que deverão ser adotados pelos policiais de todo o país. A pasta também prevê treinamento para os profissionais de segurança pública.
O monitoramento do cumprimento das medidas será feito pelo Comitê Nacional de Monitoramento do Uso da Força, colegiado que será criado para fiscalizar a implementação do decreto.
Leia também Morre o ex-governador do Rio Grande do Sul Alceu Collares
Padre do Paraná surpreende com paródia engraçada de "Descer pra BC"! Descubra como a história…
Tempo deverá ficar estável, com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas em Ponta Grossa e…
A informação foi divulgada oficialmente pelo clube nesta terça-feira (24).; Equipe paulista demonstra entusiasmo com…
Cerca de 40 motoristas e membros da organização se reuniram para a realização da ação…
Veículo perdeu o controle da direção e colidiu contra uma residência localizada no Boa Vista.…
Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que foram atendidos 62 mil pacientes com sintomas…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade