O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Cidadania, João Roma, lançaram nesta quarta-feira (30.03) o novo aplicativo do Cadastro Único. A ferramenta traz mais opções aos usuários, como a possibilidade de auto-cadastramento, mapa georreferenciado com os pontos de atendimento mais próximos aos cidadãos, extrato dos benefícios, notificações e assistente virtual.
“Estamos hoje entregando a modernização do Cadastro Único. Com essa nova ferramenta, o contato com o cidadão será ainda mais direto, porque esse é o direito de cada um”, destacou João Roma. “É para isso que nós todos trabalhamos, que nós todos nos empenhamos, nos arriscamos. Para deixar o Brasil melhor”, afirmou o presidente Jair Bolsonaro.
O aplicativo está disponível para celulares nos sistemas Android e IOS. Há mais de 80 milhões de pessoas com registro no banco de dados do Governo Federal. O Cadastro Único é usado pelo Governo Federal para definir quem é elegível a mais de 28 benefícios e iniciativas, como o Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Enem, Tarifa Social de Energia Elétrica e Casa Verde Amarela, por exemplo. Com a modernização do Cadastro Único, os novos cruzamentos de dados serão feitos a partir de mais de 36 bilhões de registros.
[RELACIONADAS]
“Com a aposta na digitalização de serviços via gov.br estamos colocando na palma da mão dos brasileiros soluções digitais que tornam mais simples e rápido o acesso da população a diversas políticas públicas”, disse o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade. “O novo aplicativo do Cadastro Único é mais um avanço na transformação digital do governo que está eliminando filas, papel e a burocracia da vida dos brasileiros”, complementou.
A modernização do Cadastro Único facilita o acesso dos cidadãos aos serviços sociais. O auto-cadastramento reduz o tempo de espera nas unidades de atendimento, já que a pessoa chega ao local com a necessidade de apenas completar e confirmar seus dados.
“A tecnologia vai facilitar ainda mais o acesso ao Cadastro Único, que é a porta de entrada do cidadão em situação de vulnerabilidade para os principais programas sociais do Governo Federal. É uma nova ferramenta para garantirmos mais cidadania a quem mais precisa e transparência dos recursos públicos”, frisou o ministro João Roma.
O cadastramento presencial continua da mesma forma. O aplicativo é mais uma facilidade para o cidadão ter acesso ao sistema. O Ministério da Cidadania vai ampliar a conectividade dos Postos do Cadastro Único em mais de 700 municípios.
O aplicativo foi lançado durante agenda do presidente da República em Parnamirim (RN), que marcou a conclusão do primeiro trecho da Linha Branca da linha férrea da Grande Natal.
Fantasma de Vila Oficinas já sabe quais serão os 11 confrontos da primeira fase do…
Encontro serviu para ajudar na capacitação e orientação dos fornecedores da unidade do Senac Ponta…
De acordo com testemunhas ouvidas pela Polícia Militar, o homem teria sido visto esganando a…
Presidente marca história ao ser a segunda mulher eleita da Ordem
Agentes de Trânsito da Prefeitura irão acompanhar os preparativos para o desfile e orientar os…
A 'Black Week' é uma iniciativa que acontece na próxima semana e envolve quase 60…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade