Categorias: Coluna

” Gratidão ” por Renata Regis Florisbelo

Grande e desajeitado ele fazia jus ao nome: Ursão. Quando apareceu esfomeado, assustado, era apenas um gato pequeno, de olhos esbugalhados. Acabaram por arrebanhar, tornou-se um habitante da casa. Faminto, devorava pacotes e mais pacotes de ração. Uma agitação diferente dos demais, uma inquietação de quem vive em sobressalto, os rigores da rua deixando marcas no comportamento do bicho. Olhares perdidos, exceto quando estava com ela, a mulher da casa. Alguma coisa acontecia, um carinho que se desvelava em gestos de cuidado dela e proximidade e afago dele. Todos os dias ao longo de dezessete anos se processaram com o Ursão vindo receber a dona na porta de casa, invariavelmente, feliz com o agrado dela.

No final daquele ano ele deixou de comer, recolheu-se a um canto e era a dona quem vinha ter com ele na volta do trabalho. Respondia aos carinhos dela com sutil aperto de olhos, uma nesga do prazer ainda compartilhado no toque, pele com pelo. Fechou os olhos, cessou a respiração. Os últimos dezessete anos passaram na mente dela como quem recorda de uma benção. Gratidão.

Autoria: Renata Regis Florisbelo

Renata Regis Florisbelo

É escritora, autora de 16 livros (o 17º já esta em trabalho de parto) e catalisadora cultural. Divulga poemas curtos, diariamente, nas redes sociais desde 2014. Tem mais de 690 textos publicados nos veículos de comunicação dos Campos Gerais, incluindo os vídeos com leituras interpretativas autorais produzidos para o BNT. É integrante da Academia de Letras dos Campos Gerais, do Centro Cultural Professor Faris Michaele (atual presidente), da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes, do Centro de Letras do Paraná e patronesse da Academia de Letras do Centro do Paraná. Encontra na arte seu nicho por onde desvelar seu melhor olhar para o mundo.

Artigos recentes

Saiba quanto cada candidato à Prefeitura de PG já gastou na campanha eleitoral

Dados são do início da campanha até o dia 18 de setembro. A Lei Eleitoral…

% dias atrás

Quando acionar o CRAR? Entenda os serviços prestados aos animais em risco em PG

O CRAR de Ponta Grossa resgata animais em risco, promove castração, adoção e devolução. Castração…

% dias atrás

Jovem é preso em flagrante com 78 pedras de crack na região

Além do entorpecente, também foi encontrado 25 gramas de maconha, munição calibre 38, além de…

% dias atrás

Workshop gastronômico acontece em Ponta Grossa no dia 27

O evento pretende ensinar aos participantes como cozinhar refeições nutritivas e com praticidade para se…

% dias atrás

Tecnologia antiga resiste e se mantém essencial em empresas

Utilizado em campanhas de marketing, notificações e segurança, o SMS oferece um canal de comunicação…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade