Familiares de pessoas mortas pela Polícia realizaram uma manifestação em homenagem as vítimas de ações policiais no sábado (08) em Curitiba. Trata-se da 2ª Caminhada por Justiça e Memória.
Na Rua XV, no centro da capital, foi exposto um varal com fotos de diversos jovens vítimas de ações consideradas brutais, bem como uma panfletagem e conversas com a população sobre os crescentes casos de violência policial na região. Também foi dado início a um abaixo-assinado para que seja implementado o uso de câmeras corporais nas fardas de policiais militares do Paraná, projeto de lei aprovado há mais de um ano, mais que ainda não está em fase de testes.
Dados
Somente em Curitiba (excluindo os municípios da região metropolitana), as forças de segurança mataram 121 pessoas no ano passado. Esse número vem crescendo ano a ano desde 2018, quando foram 76 mortes. A soma dos últimos cinco anos na capital é de 481 óbitos em decorrência de ações policiais.
Em todo o Estado, assim como em Curitiba, há um crescimento do número de casos de mortes em ações policiais ano a ano desde 2017. Foram 275 mortes naquele ano e 488 no ano passado. Nos últimos cinco anos, a polícia matou 1.919 paranaenses. As estatísticas são do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Com informações da RedeLume
Leia também: Após saídas, prefeitura de Tibagi anuncia novos secretários de Educação e Esporte
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade