Categorias: Ponta Grossa

Guardas municipais de PG começam a usar câmeras de vídeo nos uniformes

A Guarda Municipal de Ponta Grossa inicia a utilização de bodycam, ou seja, câmeras de vídeo em seus uniformes, durante o expediente externo, no exercício da função de policiamento. O equipamento garante mais segurança física e jurídica para os profissionais e também uma maior supervisão na abordagem aos munícipes.

A prefeita Elizabeth Schmidt reforça que a Guarda Municipal atua na segurança pública de Ponta Grossa, no auxílio das demais forças de segurança da cidade e, por isso, deve estar bem equipada para um melhor serviço prestado à sociedade. “Nos últimos anos investimos mais de R$ 18 milhões na Guarda Municipal, tendo como ponto prioritário o investimento em tecnologia para um trabalho mais efetivo e seguro para a população e para os próprios guardas”, destaca Elizabeth.

A Prefeitura está colocando o sistema em funcionamento pois o uso da tecnologia será essencial para avançar ainda mais na proteção dos cidadãos e dos agentes de segurança pública, reduzindo os casos de violência contra os guardas. Os dispositivos contam com recursos como localização por GPS e alerta de disparo de arma de fogo. Além disso, as câmeras vão criar registros das ocorrências atendidas, auxiliando a justiça.

A secretária municipal Tânia Sviercoski comenta que já estão em funcionamento 12 bodycams, em um modelo avançado que utiliza a mesma tecnologia da polícia estadunidense e da cidade de São Paulo. “O equipamento tem autonomia de 12 horas de bateria, qualidade de imagem full HD, software de gerenciamento das imagens, é capaz de garantir a chamada ‘cadeia de custódia’ que é a garantia de que a prova não foi alterada e registra todos os logs de acesso”, explica.

O registro acontece também em relação aos áudios no momento das ações. Tânia ressalta que vários microfones trabalham juntos para capturar áudio nítido, com algoritmos otimizados para cenários policiais e também ferramentas de localização para auxiliar o acompanhamento das equipes pala Central da Guarda Municipal.

“Entendemos que a tecnologia é uma ferramenta importante para proteger os profissionais e as evidências das ações da Guarda Municipal”, diz a secretária. De acordo com a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, o equipamento é fruto de um termo de cooperação técnica, sem custo para o Município, em um prazo de 120 dias.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Descobrindo o mundo através das janelas: Expedição acadêmica dos alunos do infantil 5

Alunos do Infantil 5 da Escola Jorge Rivadávia Vargas visitam a Antiga Prefeitura e a…

% dias atrás

Homem furta celular em igreja no Paraná após pedir comida; veja vídeo

Crime foi registrado por câmeras de segurança e suspeito foi preso em flagrante.

% dias atrás

Sanepar disponibiliza ponto de atendimento provisório na Santa Paula

Sanepar atende no Núcleo Santa Paula de 1º a 4/04, das 8h30 às 12h e…

% dias atrás

Estado oficializa Comandos Regionais dos Bombeiros em Maringá e Ponta Grossa

Ratinho Junior cria 4º e 5º Comando Regional, descentralizando a gestão e melhorando a distribuição…

% dias atrás

Bem cotado para o Senado, Ratinho deve insistir na presidência da República

Ratinho Júnior descarta o Senado e mira a presidência em 2026, buscando apoio de Bolsonaro,…

% dias atrás

Último dia para saque do prêmio da Mega-Sena da Virada de 2024

Ganhador da Mega da Virada em Osasco tinha até hoje (31/3) para sacar R$ 1,4…

% dias atrás