Categorias: Ponta Grossa

Guardas municipais de PG começam a usar câmeras de vídeo nos uniformes

A Guarda Municipal de Ponta Grossa inicia a utilização de bodycam, ou seja, câmeras de vídeo em seus uniformes, durante o expediente externo, no exercício da função de policiamento. O equipamento garante mais segurança física e jurídica para os profissionais e também uma maior supervisão na abordagem aos munícipes.

A prefeita Elizabeth Schmidt reforça que a Guarda Municipal atua na segurança pública de Ponta Grossa, no auxílio das demais forças de segurança da cidade e, por isso, deve estar bem equipada para um melhor serviço prestado à sociedade. “Nos últimos anos investimos mais de R$ 18 milhões na Guarda Municipal, tendo como ponto prioritário o investimento em tecnologia para um trabalho mais efetivo e seguro para a população e para os próprios guardas”, destaca Elizabeth.

A Prefeitura está colocando o sistema em funcionamento pois o uso da tecnologia será essencial para avançar ainda mais na proteção dos cidadãos e dos agentes de segurança pública, reduzindo os casos de violência contra os guardas. Os dispositivos contam com recursos como localização por GPS e alerta de disparo de arma de fogo. Além disso, as câmeras vão criar registros das ocorrências atendidas, auxiliando a justiça.

A secretária municipal Tânia Sviercoski comenta que já estão em funcionamento 12 bodycams, em um modelo avançado que utiliza a mesma tecnologia da polícia estadunidense e da cidade de São Paulo. “O equipamento tem autonomia de 12 horas de bateria, qualidade de imagem full HD, software de gerenciamento das imagens, é capaz de garantir a chamada ‘cadeia de custódia’ que é a garantia de que a prova não foi alterada e registra todos os logs de acesso”, explica.

O registro acontece também em relação aos áudios no momento das ações. Tânia ressalta que vários microfones trabalham juntos para capturar áudio nítido, com algoritmos otimizados para cenários policiais e também ferramentas de localização para auxiliar o acompanhamento das equipes pala Central da Guarda Municipal.

“Entendemos que a tecnologia é uma ferramenta importante para proteger os profissionais e as evidências das ações da Guarda Municipal”, diz a secretária. De acordo com a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, o equipamento é fruto de um termo de cooperação técnica, sem custo para o Município, em um prazo de 120 dias.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Motorista perde o controle, capota e fica em estado grave em rodovia do PR

Relatos indicam que ambos os ocupantes haviam ingerido bebida alcoólica, sendo perceptível odor etílico no…

% dias atrás

Justiça proíbe uso de ‘carreta-furacão’ na campanha de Marcelo Rangel

Polícia Militar abordou o trio elétrico, que fazia campanha pelas ruas centrais de Ponta Grossa…

% dias atrás

Homem ameaça dono de bar e é agredido com ‘capacetadas’ pelo filho dele na região

Filho do dono do local, ao ver o indivíduo tentando agredir o seu pai, reagiu…

% dias atrás

Saiba como ficará o tempo no dia da eleição em Ponta Grossa e região

Previsão é que haja tempo firme durante todo o dia. A máxima deverá chegar a…

% dias atrás

Santuário de Nossa Senhora Aparecida em PG inicia novenas e festejos à padroeira

Comemorações da padroeira iniciaram nesta quinta-feira (03), com as missas-novenas, que vão até o dia…

% dias atrás

Saiba que documento levar e qual o horário de votação neste domingo (06)

O Título de Eleitor físico, por não apresentar a foto da eleitora ou do eleitor,…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade