Em fevereiro, o Hospital Geral Unimed (HGU), recebeu visita de acompanhamento técnico do Programa Segurança em Alta, desenvolvido pela Unimed Paraná.
A programação foi dividida em dois momentos. No primeiro dia, com a participação das lideranças assistenciais, foram apresentados a importância do Programa nos hospitais participantes no Paraná, os resultados alcançados e os resultados do HGU após Qualificação Ouro, conquistada em 2021. O segundo dia foi voltado à capacitação e contemplou treinamentos sobre protocolos, diretrizes clínicas, auditoria clínica, gerenciamento de protocolos clínicos e de segurança do paciente.
De acordo com José André de Lima, coordenador do NGQ, a segurança do paciente é o foco principal de todos os processos do hospital e o envolvimento de todas as equipes no Programa permite a execução das atividades diárias com mais fluidez e assertividade.
“Segurança do paciente não se faz sozinho. A sinergia das equipes em operacionalizar as metas de segurança promovem um cuidado centrado no paciente com qualidade e empatia. Durante o acompanhamento técnico, participam gerentes, coordenadores e líderes setoriais. Os treinamentos enfatizaram a importância da uniformização dos mais variados tipos de tratamentos para uma melhor condução do fluxo de trabalho e na tomada de decisões mais acertada. Capacitar as equipes proporciona um processo de melhoria da qualidade do atendimento ao paciente e resultados por meio de revisão sistemática do atendimento prestado em relação a critérios explícitos”, afirma.
Além do acompanhamento técnico, a visita também visou orientar os profissionais em relação às estratégias a serem desenvolvidos antes da auditoria de qualificação para a mudança de nível, que será realizada em outubro.
“A próxima meta é Qualificação Diamante. A equipe da Gestão de Qualidade acompanha os planos de ação e indicadores assistenciais e a equipe de Gestão de Riscos e Segurança do Paciente atua nas ações para prevenção de incidentes e minimização de eventos adversos em conjunto com as equipes assistenciais”, explica Maria Helena Nadal, enfermeira de Gestão de Riscos do HGU.
A Unimed Ponta Grossa é uma das 17 Unimeds do Paraná que participam do Programa Segurança em Alta. Segundo Juliane Pais Vieira, responsável pela Gestão da Rede Prestadora da Unimed Paraná e quem realizou a visita técnica no HGU, ressalta que os benefícios de participar de um programa como esse impactam tanto as instituições quanto os beneficiários.
“Traz melhoria contínua nos processos, diminuição do retrabalho e, consequentemente, redução dos custos. Integra setores e processos, já que a qualificação hospitalar requer que as áreas trabalhem em conjunto em prol de um mesmo objetivo. Reduz riscos, oferecendo mais segurança para pacientes, profissionais e para a instituição, e contribui para maior credibilidade, já que a instituição começa a ser reconhecida pela excelência em qualidade”, finaliza.
Ambos estão em estado crítico. O Corpo de Bombeiros alerta sobre a falta de guarda-vidas…
O primeiro eclipse lunar de 2025 será em 14 de março, visível na América Latina.…
Quase 40 vilas ficarão sem água na segunda-feira (24), conforme o cronograma apresentado pela Sanepar.
Oba, a coluna da Renata Regis Florisbelo já está no ar!! O tema desta semana…
Homem quebra para-brisas de veículos, ameaça vítimas e é preso no centro. Ele também relatou…
Teste do bafômetro, que apontou 0,75 mg/L de álcool no sangue, valor acima do limite…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade