Contar um pouco da história da produção leiteira em Castrolanda, este é o objetivo do Centro Cultural Castrolanda (CCC) durante o Agroleite 2024. Em um dos stands da feira, no Castrolanda Expo Center, o CCC exibirá a exposição “Produção leiteira em Castrolanda: vida e tradição”. “A exposição mostra a trajetória da produção leiteira na colônia, passando pela vinda dos imigrantes, o início da produção nos primeiros anos e o avanço que ocorreu com o desenvolvimento da produção e do cuidado com o gado”, explica o historiador do CCC, André Kugler Zan.
A exposição itinerante foi inaugurada em 2018, mas que neste ano foi reformulada, com alteração das artes e atualização dos dados. Além da atividade leiteira, a exposição também aborda aspectos culturais e da história da Castrolanda. A colônia foi fundada entre 1951 e 1954, com a imigração planejada de aproximadamente 50 famílias neerlandesas para Castro.
Para o gerente do CCC, Rafael Rabbers, a participação no Agroleite é de extrema importância. “O Centro Cultural realiza um importante trabalho de conservação da história e da cultura dos primeiros imigrantes que fundaram a Colônia Castrolanda. Conseguir apresentar um pouco dessa história, em especial da produção leiteira, em uma das maiores feiras da cadeia do leite da América Latina, que atrai visitantes de todo o país e até do exterior, é motivo de muito orgulho e que chancela o trabalho realizado”.
Além do stand dentro da feira, o Centro Cultural Castrolanda funcionará durante o Agroleite. O espaço estará aberto para visitação de terça (6) a domingo (11), das 13h às 18h. Localizado na Colônia Castrolanda, o CCC conta com dois espaços museais: o Memorial da Imigração Holandesa, que é a réplica de um moinho de vento holandês e é considerado um dos maiores moinhos do mundo, e o Museu Histórico de Castrolanda, que é a réplica de uma casa de campo holandesa tradicional da região que vieram os primeiros imigrantes. No local há ainda um restaurante, o Estação Grill DeMolen, e uma loja de souvenires, a Artelanda.
O Agroleite acontece no Parque de Exposições Dario Macedo, na cidade de Castro, entre terça (6) e sexta (9). O acesso ao público é gratuito e acontece a partir das 8 horas e o fechamento dos portões ocorre às 19 horas (na terça, quarta e sexta) e às 20 horas (na quinta).
Leia também: BRF concede férias coletivas após incêndio em fábrica de Carambeí
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade