Contar um pouco da história da produção leiteira em Castrolanda, este é o objetivo do Centro Cultural Castrolanda (CCC) durante o Agroleite 2024. Em um dos stands da feira, no Castrolanda Expo Center, o CCC exibirá a exposição “Produção leiteira em Castrolanda: vida e tradição”. “A exposição mostra a trajetória da produção leiteira na colônia, passando pela vinda dos imigrantes, o início da produção nos primeiros anos e o avanço que ocorreu com o desenvolvimento da produção e do cuidado com o gado”, explica o historiador do CCC, André Kugler Zan.
A exposição itinerante foi inaugurada em 2018, mas que neste ano foi reformulada, com alteração das artes e atualização dos dados. Além da atividade leiteira, a exposição também aborda aspectos culturais e da história da Castrolanda. A colônia foi fundada entre 1951 e 1954, com a imigração planejada de aproximadamente 50 famílias neerlandesas para Castro.
Para o gerente do CCC, Rafael Rabbers, a participação no Agroleite é de extrema importância. “O Centro Cultural realiza um importante trabalho de conservação da história e da cultura dos primeiros imigrantes que fundaram a Colônia Castrolanda. Conseguir apresentar um pouco dessa história, em especial da produção leiteira, em uma das maiores feiras da cadeia do leite da América Latina, que atrai visitantes de todo o país e até do exterior, é motivo de muito orgulho e que chancela o trabalho realizado”.
Além do stand dentro da feira, o Centro Cultural Castrolanda funcionará durante o Agroleite. O espaço estará aberto para visitação de terça (6) a domingo (11), das 13h às 18h. Localizado na Colônia Castrolanda, o CCC conta com dois espaços museais: o Memorial da Imigração Holandesa, que é a réplica de um moinho de vento holandês e é considerado um dos maiores moinhos do mundo, e o Museu Histórico de Castrolanda, que é a réplica de uma casa de campo holandesa tradicional da região que vieram os primeiros imigrantes. No local há ainda um restaurante, o Estação Grill DeMolen, e uma loja de souvenires, a Artelanda.
O Agroleite acontece no Parque de Exposições Dario Macedo, na cidade de Castro, entre terça (6) e sexta (9). O acesso ao público é gratuito e acontece a partir das 8 horas e o fechamento dos portões ocorre às 19 horas (na terça, quarta e sexta) e às 20 horas (na quinta).
Leia também: BRF concede férias coletivas após incêndio em fábrica de Carambeí
Obras de pavimento rígido de concreto encabeçam a lista de grandes investimentos nas três regiões,…
O empreendimento é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da…
Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Palmeira, localizada na…
Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Jaguariaíva, localizada na…
Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Carambeí, localizada na…
Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Castro, localizada na…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade