História Viva: PG Memória abre semana de exposições no Lago de Olarias

Em uma iniciativa que resgata e celebra as raízes culturais e históricas do município, a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está promovendo a 5ª edição do evento ‘PG Memória’.

O salão do patrimônio cultural teve início hoje (16) pela manhã e se estende até sábado, dia 19, no parque do Lago de Olarias. Com uma programação variada e gratuita ao público, o evento faz parte das comemorações dos 200 anos da cidade.

A abertura do evento, contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt e do secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal. Ao longo dos quatro dias, uma série de atividades envolvendo palestras, mini cursos e apresentações artísticas ocorrerão nos períodos da manhã, tarde e noite.

Portugal destacou a importância do evento como uma exposição em formato de feira que visa preservar e transmitir a história de Ponta Grossa por meio das vivências dos próprios moradores. “É o maior evento de discussão, difusão e da preservação do patrimônio cultural no estado do Paraná. São recortes da história de quem vive na cidade, ilustrado de uma forma afetiva, um evento que fala de saudade”, disse. Confira abaixo:

Sob o tema ‘Álbum de Família’, a 5ª edição do ‘PG Memória’ proporciona aos participantes a oportunidade de compartilhar suas próprias histórias e memórias, trazendo um olhar afetivo sobre o passado da cidade. A estrutura do evento é organizada em quatro estandes temáticos, que servirão como espaços para as diversas atividades.

EXPOSIÇÕES

O pavilhão ‘Memórias Vivas’ abrigará 34 estandes, nos quais serão expostos aspectos históricos e culturais de Ponta Grossa. No ‘Pavilhão das Letras’, cinco estandes abrigarão exposições de academias, instituições e associações ligadas à área literária.

O ‘Pavilhão da Segurança’ abordará tópicos relacionados a essa área, enquanto o ‘Pavilhão Espaço Saberes’ sediará palestras e apresentações sobre diversos temas, como arquitetura, desenvolvimento econômico, literatura, moda, gênero e povos indígenas.

Além das atividades nos estandes, o ‘PG Memória’ também apresentará um palco dedicado a apresentações artísticas variadas. Bandas, grupos musicais, teatro, trovas e versos serão algumas das manifestações culturais contempladas pelo evento.

Os visitantes ainda poderão desfrutar da ‘Feira Sabores das Nações’, promovida pela Secretaria Municipal de Turismo, que oferecerá uma variedade de comidas típicas de diferentes etnias.

Leia também: Encontro com as raízes: ‘PG Memória’ promove reflexão sobre o passado

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Castro entregará kit de material escolar para alunos no primeiro dia de aula

Prefeitura da cidade investiu cerca de R$ 500 mil nos materiais que estão separados em…

% dias atrás

Morre Serginho, ex-jogador do Operário, aos 73 anos

Sérgio Borges atuou no clube nos anos 1970. Ele faleceu neste sábado (18) na Santa…

% dias atrás

Record demite Luiz Bacci após 14 anos e contrata jornalista do Paraná

Bacci estava na emissora de Edir Macedo desde 2010, onde ganhou notoriedade como o ‘Menino…

% dias atrás

Identificados os seis mortos em operação policial contra grupo criminoso em PG

Ação ocorreu em uma chácara entre Ponta Grossa e Palmeira, onde o grupo se preparava…

% dias atrás

Motorista colide com defensa metálica, sai do carro e morre atropelado na BR-376 em Tibagi

Motorista de 34 anos foi atropelado por outro condutor que também perdeu a direção. Acidente…

% dias atrás

Família de Castro passa férias no Litoral do PR para filho tomar banho de mar com cadeira anfíbia

Atividade é comum para jovens, mas tem um significado especial para o Pedro, que foi…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade