Há um ano, no dia 14 de agosto de 2022, Ponta Grossa se despedia de um dos grandes ícones da história recente do futsal no município: o ex-jogador e técnico Carlos Eduardo Malaquias, o ‘China’.
Antes da partida de forma precoce, vítima de uma parada cardíaca aos 41 anos, ‘China’ – entre as diversas atividades que desenvolvia – era técnico da Associação Campos Gerais Futsal (ACGF). Exatos 365 dias depois, a ACGF marca a continuidade do legado do professor com homenagens e conquistas regionais.
Leia também: Equipe de canoagem de Tibagi conquista seis medalhas de ouro em campeonato
Além das diversas ações desenvolvidas neste ano, entre elas uma homenagem à família de China durante uma etapa do Campeonato Paranaense de Futsal, o domingo (13) de Dia dos Pais, o primeiro após a morte do ex-atleta, teve um ato simbólico do filho Diogo, atleta da equipe sub-12 da ACGF, e também o título da equipe sub-13, que era treinada por China, durante a 1ª etapa da Copa Joga Junto PG de Futsal – competição idealizada pelo professor e que foi continuada pelo irmão Paulo e a viúva Janaína.
Diogo Malaquias vestiu uma camisa com a foto do pai durante a vitória de 6 a 0 da AGCF sobre o Independente, em partida que fechou a participação do time na competição, enquanto o time sub-13 conquistou o título da competição regional com uma campanha irretocável: cinco vitórias em cinco jogos, com 31 gols marcados e apenas um sofrido.
Na decisão, vitória de 4 a 0 sobre Carambeí no Ginásio Oscar Pereira, com gols de Mateus (2), Lucca e Kaio. Um título que com certeza daria orgulho ao professor que comandou a equipe antes de sua precoce partida.
“Acredito que a melhor forma de homenagear o legado do China é seguir no trabalho que estamos desenvolvendo, buscando dar oportunidades aos meninos de seguirem no futsal, se formarem pela modalidade e terem a oportunidade de carregar com orgulho as cores de Ponta Grossa”, disse o presidente da ACGF, Alberto Kossatz.
“Para mim é um orgulho, e ao mesmo tempo uma responsabilidade muito grande, treinar esses meninos que tiveram o privilégio de conviver com o ser humano fantástico que era o China. Tenho certeza de que ele está nos abençoando e torcendo muito pela gente”, disse o técnico ‘Gegê’ Machado, que hoje é o técnico da equipe sub-13 da ACGF e também foi técnico de China em equipes de base e adultas por quase duas décadas.
Paranaense
Depois do título repleto de simbolismo neste domingo, o time sub-13 da ACGF/Prefeitura de Ponta Grossa/MM Estruturas se prepara para a 3ª etapa do Campeonato Paranaense da categoria, que será disputada nesta sexta (18) e sábado (19) em Fazenda Rio Grande; o objetivo é ser a segunda equipe da ACGF a avançar à 4ª etapa do Estadual, repetindo o feito do time sub-15 ponta-grossense.
Por outro lado, o time sub-18 da ACGF também entrou em quadra neste final de semana, na cidade de Paranaguá, e acabou se despedindo do Estadual com três derrotas em três partidas durante a 3ª etapa. Apesar da desclassificação, o saldo para os meninos da Associação é positivo: o time terminou o Paranaense entre os 10 melhores da competição e também conquistou, no mês de junho, o vice-campeonato da Fase Regional dos Jogos da Juventude.
O adolescente estava junto de outros colegas na arquibancada de um campo de society na…
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade