Categorias: Ponta Grossa

HU-UEPG completa 14 anos como referência em atendimento hospitalar na região

Nesse domingo (31), o Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) completa 14 anos. Em plena expansão, o HU faz a gestão da unidade Geral, no Campus Uvaranas; do Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai); e do Ambulatório Universitário Amadeu Puppi. O aniversário foi comemorado nas três unidades hospitalares na última terça-feira (26).

Para mais de 1,2 milhões de pessoas atendidas, em três Regionais de Saúde (3ª, com sede em Ponta Grossa; 4ª, em Irati; e 21ª, em Telêmaco Borba), exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os HUs são sinônimo de atendimento em saúde gratuito e de qualidade. Por ano, são realizados mais de 16 mil internamentos, 67 mil consultas ambulatoriais, 66 mil exames de imagem, mais de 6 mil cirurgias, 1400 cesáreas e 1560 partos normais.

Leia também: Bebê de um mês internada no HUMAI consegue transferência para cirurgia no coração

Hoje, os hospitais contam com 303 leitos, sendo 148 leitos clínicos e cirúrgicos, 23 de pronto atendimento, 40 leitos de UTI, 11 consultórios e seis salas cirúrgicas no HU; 14 consultórios e o Banco de Leite Humano no Ambulatório Amadeu Puppi; 81 leitos pediátricos e obstétricos, seis leitos de UTI Neonatal, três leitos de UTI Pediátrica, duas unidades de cuidados intermediários para neonatal e três salas de cirurgia no Humai.

“Os hospitais estão em uma fase muito importante de crescimento e ampliação dos serviços”, destaca o reitor em exercício da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate. Estão em construção o Ambulatório Médico de Especialidades, que vai oferecer atendimentos multiprofissionais, e a sede da Polícia Científica, Instituto Médico Legal e Centro de Anatomia, em frente ao HU-UEPG, que irão ampliar ainda mais a oferta de atendimentos em saúde e a formação de profissionais capacitados. “É um Hospital adolescente, naquela fase do estirão de crescimento, que se desenvolve rapidamente e ainda vai crescer muito mais”, brinca.

A construção do então Hospital Regional, em 2010, e sua incorporação pela UEPG em 2013 foram marcos importantes para a saúde da região. “Esses 14 anos representam o crescimento, uma maturidade e expansão do atendimento. Ao longo desses anos, a Universidade construiu um complexo de saúde que faz a diferença na qualidade de vida e de saúde, tendo como diferenciais o acolhimento, ética, humanização, responsabilidade e eficiência”, comenta a diretora geral dos HUs, professora Fabiana Postiglione Mansani.

Os HUs da UEPG são hospitais de ensino: junto à assistência ao paciente, está a formação de profissionais de saúde qualificados e humanizados, desde a graduação até a pós-graduação. Na residência médica, os alunos podem se especializar nas áreas de Anestesiologia; Cirurgia Vascular; Clínica Médica; Endoscopia; Medicina Intensiva; Neurologia; Ortopedia e Traumatologia; Otorrinolaringologia; Programa de Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica; e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Nas residências multiprofissionais, são nove programas: Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Enfermagem Obstétrica; Epidemiologia e Controle de Infecções; Intensivismo; Neonatologia; Reabilitação; Saúde do Idoso; Saúde Mental; Urgência e Emergência. Participam das residências em saúde no HU-UEPG profissionais graduados em Medicina, Odontologia, Enfermagem, Serviço Social, Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia e Fisioterapia. Além disso, os Hospitais são espaço de estudos para os cursos de graduação da área da saúde e outras áreas, com projetos de extensão e de pesquisa, aulas práticas e acompanhamento de casos reais.

Fotos: Aline Jasper
Fotos: Aline Jasper
Fotos: Aline Jasper
Fotos: Aline Jasper
Fotos: Aline Jasper
Fotos: Aline Jasper
Fotos: Aline Jasper
Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Motoboy colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa e sofre graves ferimentos

Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…

% dias atrás

Ministério regulamenta uso gradativo da força pela polícia

O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…

% dias atrás

Porto Amazonas terá R$ 2,4 milhões para projeto turístico de impacto estadual

Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…

% dias atrás

Prefeitura confirma data da 42ª Festa da Uva, que começa na próxima sexta (24)

Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…

% dias atrás

Primo de jogador do Flamengo é um dos mortos em confronto policial em PG

Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…

% dias atrás

Motorista perde controle e bate veículo em muro deixando crianças feridas em PG

O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade