No ano em que se comemora os 10 anos de existência dos programas de residências em saúde, os Hospitais Universitários da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) realizaram nos dias 10 e 11 de dezembro a 1ª Jornada Científica dos Hospitais da UEPG – Aliando Ciência e Tecnologia à Prática, evento que contou com workshops, palestras, mesa-redonda e apresentação de trabalhos científicos com temática pertinente ao cotidiano de um hospital.
“Esse evento reflete a essência do que somos e do que buscamos: aliar ciência e tecnologia à prática clínica em benefício do cuidado em saúde. Um momento especialmente significativo, pois reúne um público tão valioso: nossos residentes (multiprofissionais e médicos) que representam o presente e o futuro da assistência, da pesquisa e da inovação no sistema de saúde”, destaca a diretora-geral dos HU-UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani.
Segundo ela, vivemos uma era de avanços sem precedentes e, a cada dia, surgem novas ferramentas tecnológicas, técnicas e descobertas científicas que transformam a forma como diagnosticamos, tratamos e cuidamos dos pacientes. “No entanto, sabemos que tecnologia e ciência só têm real impacto quando aplicadas com propósito, ética e empatia. E é exatamente esse equilíbrio que queremos explorar e fortalecer ao longo desta jornada”, afirma.
Por fim, a professora Fabiana comenta que nos HU-UEPG é possível vivenciar diariamente a integração entre ensino, pesquisa e assistência. “Nossa missão vai além de formar profissionais técnicos; queremos formar líderes que pensem criticamente, que saibam transformar desafios em oportunidades e que compreendam que cada avanço tecnológico só ganha sentido quando aplicado para melhorar vidas”.
A Jornada Científica dos HU-UEPG foi organizada pela Diretoria Acadêmica, com o apoio da Direção Geral. De acordo com o diretor, professor Guilherme Arcaro, o evento foi uma oportunidade ímpar de destacar o cunho de ensino e pesquisa, bem como a potencialidade da Ciência e Tecnologia em aplicação no cotidiano da assistência em saúde nos HU-UEPG. “As expectativas da execução e objetivo do evento de uma abordagem interdisciplinar, com novas profissões em contato com a equipe de saúde foi crucial para ratificar a importância deste evento”, afirma.
Participaram da Jornada Científica 231 pessoas, sendo 110 ouvintes, 93 participantes dos workshops e 23 trabalhos apresentados. Segundo Arcaro, os workshops foram um sucesso à parte, já que em apenas três dias as vagas já estavam esgotadas e isso mostra uma demanda represada e a oportunidade de novos eventos desse tipo que deverão ser organizados pela Diretoria Acadêmica.
“Os Hospitais Universitários da UEPG em suas Residências Médica e Multiprofissional incentivam práticas multiprofissionais ativas e participativas na atenção à saúde e fortalecem o vínculo do ensino-serviço, propiciando vivência multiprofissional e médica voltada ao atendimento de excelência para o SUS”, avalia.
O diretor da DAC do HU-UEPG destaca também o alto nível e valor agregado para os acadêmicos e profissionais que participaram, de forma gratuita, da Jornada Científica, com materiais de alta tecnologia e professores de reconhecimento regional e destaque nestes assuntos abordados. “A realização do evento com apoio e participação voluntária de diversos professores e profissionais, bem como toda organização e direcionamento das atividades realizadas pela DAC em parceria com a Propesp propiciou um evento público com qualidade. Estima-se a continuidade de eventos como estes em 2025, vislumbrando um novo horizonte para afirmar a vocação de ensino que os HU-UEPG exercem em toda comunidade local e regional”, finaliza.
As informações são da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Leia também: ‘Satélite Cultural’ leva música e emoção para hospitais de Ponta Grossa neste Natal.
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade