Categorias: Paraná

IAT devolve à natureza gato-do-mato-pequeno que ficou à deriva em rio no Litoral

A lenda de que o gato tem mais de uma vida ganhou um novo capítulo, agora no Paraná. Um gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus) que sobreviveu a uma das fortes chuvas que causou enchentes no Litoral, em fevereiro, foi devolvido à natureza nesta quarta-feira (02) por técnicos do Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

O animal, uma fêmea com idade de jovem para adulto, foi resgatado pela Polícia Ambiental quando estava à deriva em um dos rios que cortam a região, preso somente a um galho de árvore, no dia 15 de fevereiro. Desde então, precisou passar por uma série de exames e um longo período de tratamento para ganhar peso, internado no Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) de Curitiba. Até que veio a redenção e a volta ao habitat, em um ponto de mata fechada entre Antonina e Guaraqueçaba.

“Ela estava presa apenas a um galho, já descendo do rio. Uma história de superação que terminou com final feliz graças à agilidade da polícia no resgate e do IAT no suporte técnico e tratamento”, explica o coordenador do setor de fauna do escritório regional do IAT no Litoral, Rafael Galvão.

Leopardus guttulus ou gato-do-mato-pequeno, é uma subespécie de gato-do-mato. Um animal silvestre, carnívoro, que se alimenta de presas vivas. Têm hábitos noturnos e vive em áreas de floresta densa, como a Mata Atlântica. A espécie atualmente é ameaçada de extinção. “É ainda mais gratificante saber que pudemos ajudar a reintroduzir na natureza um animal que está na lista dos vulneráveis, uma vitória dessa gato e da nossa fauna”, diz Galvão.

DENUNCIE – Ao avistar animais fora do habitat natural, machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.

Se preferir, outra opção é ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

Leia também Acusado revela motivos por ter agredido adolescente em ônibus do Costa Rica

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Consulta ao 1º lote de restituição do IRPF 2025 pode ser feita a partir de sexta-feira

O valor total do crédito na região dos Campos Gerais é superior a R$ 53…

% dias atrás

Prefeitura de Carambeí inicia a entrega de uniformes escolares

Prefeitura de Carambeí entrega kits com 10 peças de uniforme para 3 mil alunos, reforçando…

% dias atrás

PG Masterplan: o que Ponta Grossa precisa fazer para ser uma cidade mais verde?

O Podcast Masterplan Ponta Grossa 2023 desta semana conta com a participação de Robson Klimionte,…

% dias atrás

CEI do lixo deve realizar série de oitivas nesta quinta (22); veja lista de possíveis depoentes

Cinco pessoas foram convidadas, entre elas a prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil) e o deputado…

% dias atrás

Governo do Estado firma parceria com Operário para investir R$ 1 milhão na categoria de base

O recurso foi viabilizado através da empresa Hexion ,fabricante de adesivos sustentáveis que atua em…

% dias atrás

Mãe espera quase três horas para atendimento em UPA de Ponta Grossa com criança vomitando

Segundo a mãe, ela chegou à unidade às 17h13 e só foi atendida por volta…

% dias atrás