Categorias: DestaqueParaná

Indústria paranaense cresce 5,4% entre outubro e novembro de 2023

A atividade industrial paranaense cresceu 5,4% entre outubro e novembro de 2023, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (12). Foi o maior resultado nacional no período, à frente de Espírito Santo (4,3%), Rio de Janeiro (3,7%), Goiás (3,3%), Bahia (2,7%), Minas Gerais (2,5%) e Ceará (2%). A média nacional dos 18 locais mapeados pelo estudo ficou em 0,5% no período.

De acordo com o IBGE, além da alta individual, o Paraná teve a segunda maior influência no período para o crescimento do resultado nacional, atrás apenas de São Paulo, que tem o maior parque fabril do País. Novembro foi o quarto mês consecutivo de resultados positivos no Estado, que acumula ganho de 14,5% no período. Os outros resultados foram de 5,3% em agosto, 1,6% em setembro e 1,4% em outubro.

“Houve uma significativa melhora no ritmo de produção da indústria paranaense e podemos afirmar isso olhando os números relacionados aos números pré-pandemia. A indústria paranaense se encontra 9,6% acima do patamar pré-pandemia. É um patamar significativo, positivamente falando”, destacou o analista da pesquisa, Bernardo Almeida, na divulgação oficial do IBGE.

Na comparação com novembro de 2022, os números são ainda mais expressivos: o setor industrial paranaense cresceu 21,2% em novembro de 2023. Novamente o resultado do Estado foi o melhor do Brasil, 19,9 pontos percentuais acima da média nacional (1,3%). Espírito Santo (18,5%), Goiás (16,6%), Pará (12,8%), Rio de Janeiro (10,5%) e Mato Grosso (10,0%) também assinalaram avanços de dois dígitos.

No índice acumulado do ano, frente a igual período do ano anterior, o setor industrial local assinalou variação positiva de 4,2%. Nesse indicador, o Estado divide as melhores colocações do País com Rio Grande do Norte (12,2%), Espírito Santo (9,4%). Mato Grosso (5,4%), Goiás (4,9%), Pará (4,5%), Rio de Janeiro (4,4%) e Minas Gerais (3,2%). As maiores influências positivas ao longo do ano no Paraná foram na fabricação de produtos derivados de petróleo e de biocombustíveis (32,2%), alimentos (7,7%), bebias (4,1%) e móveis (2,7%).

“É um segmento primordial para a economia por causa da industrialização dos produtos do campo e geração de valor e tecnologia, além da atração de empregos qualificados e que pagam melhores salários. Tivemos recorde de exportações em 2023, aliado a um crescimento econômico expressivo, apontado pelo Banco Central como o melhor do Brasil. Com evolução em todos os setores e a menor taxa de desemprego da última década, vivemos um dos melhores ciclos econômicos da história recente do Paraná”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

OUTROS DADOS

No índice de média móvel trimestral encerrado em novembro para a indústria, o crescimento do Paraná ficou em 2,9%, atrás apenas do Pará (4,7%). Goiás (2,7%), Bahia (2,4%), Ceará (2,3%) e Rio de Janeiro (1,9%) completam as maiores evoluções. A média nacional ficou em 0,2% no período.

O acumulado nos últimos 12 meses mostrou variação nula (0,0%) em novembro no território nacional, mas alguns estados tiveram índices positivos, casos de Espírito Santo (6,8%), Mato Grosso (4,9%), Goiás (4,6%), Rio de Janeiro (4,4%) e Paraná (3,5%).

Leia também: Trabalhador tem dedo esmagado e é socorrido pelo Siate de PG

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Artigos recentes

Homem é atacado por cães de rua, se revolta e aciona a PM; Ele estava de bicicleta

Com a queda, o homem sofreu uma lesão leve no joelho e também teve o…

% dias atrás

Cesta básica tem queda de 1,35% e alivia bolso do consumidor, aponta economista Alexandre Lajes

O economista Alexandre Lajes esteve nos estúdios da BNT NEWS na manhã desta quinta-feira (08)…

% dias atrás

Vereadores de PG aprovam aumento de 8% no salário de servidores da Câmara

Reajuste também contempla servidores efetivos, comissionados, inativos e pensionistas da Câmara, com salários que agora…

% dias atrás

PG institui Grupo de Trabalho para implantação da Rota Turística Caminhos do Peabiru

Publicação no Diário Oficial formaliza iniciativa que visa impulsionar turismo sustentável e valorização cultural no…

% dias atrás

Saiba quem são o produtor e o músico presos em PG; novos detalhes são apresentados pelas defesas

Os dois homens foram presos no dia 29 de março de 2025, após denúncia feita…

% dias atrás

Terreno no Distrito Industrial será doado pela prefeitura para construção de indústria em PG

A iniciativa integra as ações do Executivo voltadas ao fortalecimento da economia local e à…

% dias atrás