Categorias: Brasil

Inep divulga espelho da redação do Enem 2024 e resultados para treineiros

Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 agora têm a oportunidade de acessar a correção detalhada de suas redações. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, na manhã desta sexta-feira (14), a consulta individual às folhas de redação.

Para visualizar o espelho da redação, os participantes devem acessar a Página do Participante, inserindo seu CPF e a senha cadastrada no portal Gov.br.

Vale ressaltar que o acesso à prova de redação é destinado exclusivamente para fins pedagógicos e ocorre após a divulgação oficial dos resultados do exame, programada para janeiro.

A visualização do espelho da redação permite aos participantes compreenderem os critérios utilizados na avaliação e serve como uma ferramenta valiosa para identificar áreas de bom desempenho, bem como aquelas que necessitam de aprimoramento, tanto para futuras edições do exame quanto para outras produções textuais.

Leia mais: Aliel Machado anuncia que PG terá mais 3 ambulâncias do SAMU

Com a consulta ao espelho da redação, o participante pode verificar sua pontuação em cada uma das cinco competências avaliadas, sendo que cada competência tem um valor máximo de 200 pontos, totalizando até mil pontos possíveis.

O desempenho na redação é analisado por dois avaliadores, que atribuem notas com base nos critérios estabelecidos. A nota final é calculada pela média aritmética das notas totais dadas por cada avaliador. Caso haja divergência nas avaliações, o texto pode ser submetido a até quatro avaliações independentes.

Conforme informado pelo Inep, “o processo de avaliação das redações do Enem é rigorosamente supervisionado em todas as suas etapas e segue os critérios estabelecidos no edital do exame”.

Resultados para Treineiros

Os resultados dos treineiros — alunos que realizaram as provas com o intuito de avaliar seus conhecimentos — também estão acessíveis na Página do Participante. Segundo o Ministério da Educação, dos 4.325.960 inscritos para a edição de 2024, mais de 841,5 mil (19,4%) eram estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio. Aqueles que não cursaram ou completaram o ensino médio e fizeram o Enem para autoavaliação somaram 24.723 (0,6%) dos inscritos.

Conforme estabelecido no edital do ano anterior, candidatos cujas provas foram anuladas não terão acesso à folha de redação. As razões para anulação incluem a utilização de impropérios, desenhos, textos desconectados do tema proposto ou qualquer identificação pessoal no espaço reservado ao texto da redação.

Além disso, candidatos cuja redação tenha sido predominantemente ou integralmente escrita em língua estrangeira também não poderão visualizar suas folhas de resposta.

Para aqueles que buscam mais informações sobre os critérios de correção da redação de 2024, o Inep disponibilizou uma cartilha online acessível aos participantes.

*Com informações da Agência Brasil 

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Motociclista fica ferido após bater em defensa metálica na PR-151 entre Castro e Carambeí

Motociclista fica ferido ao colidir com defensa metálica na PR-151 entre Castro e Carambeí. Ele…

% dias atrás

Jogador Miguelito deixa cadeia em Ponta Grossa após injúria racial contra atleta do Operário

Miguelito, do América-MG, deixa cadeia em Ponta Grossa após injúria racial contra Allano. Jogador vai…

% dias atrás

Abertura dos 39º JEM ocorre neste mês na Arena Multiuso

Mais de sete mil alunos participarão de 14 dias de competição.

% dias atrás

São João do Triunfo tem dois projetos selecionados pelo programa Mais Que Energia da Itaipu

“Um deles ajuda a manter o funcionamento do Hospital e Maternidade que beneficia 5 mil…

% dias atrás

Tutora pede ajuda para encontrar gatinha desaparecida em Uvaranas

A gatinha Ravena está desaparecida desde o dia 9 de março, na região de Uvaranas.…

% dias atrás

Moradora busca ajuda para realizar exame de saúde urgente em irmã deficiente em Ponta Grossa

O exame necessário custa cerca de R$ 800 e a família não possui recursos financeiros…

% dias atrás