Categorias: Brasil

Inmet lança alerta laranja para 12 estados com baixa umidade do ar

O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, lançou, nesta segunda-feira, um alerta laranja de perigo para 12 estados brasileiros e o Distrito Federal devido à baixa umidade relativa do ar. Por causa do tempo seco, do calor e da fumaça de incêndios florestais, a situação de São Paulo é ainda mais grave.

A qualidade do ar em áreas da capital paulista e da região metropolitana, classificada entre ruim e muito ruim, na manhã desta segunda-feira, levou a metrópole a ser considerada a metrópole com a pior qualidade de ar no mundo, segundo informações do site da empresa suíça IQAir, especializada em tecnologia da qualidade do ar.

De acordo com o Inmet, além do DF, o alerta de umidade entre 20% a 12% vale para os estados de Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo e Maranhão.

Quem vive aqui na capital paulista, já deve ter percebido que uma névoa seca paira na cidade há alguns dias. Dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo indicavam, às 16h desta segunda-feira, qualidade do ar muito ruim aqui pertinho dos estúdios da Rádio Nacional, na marginal Tietê, altura da ponte dos Remédios, e na região central, no Parque Dom Pedro.

Há mais de vinte anos estudando as mudanças climáticas de São Paulo, o meteorologista Michel Pantera, do Centro de Gerenciamento de Emergências, explica que o que essa névoa seca é composta principalmente por fuligem, poeira e poluição que piora a qualidade do ar e prevê que melhora somente quando chegar a estação das chuvas.

O meteorologista aconselha redobrar alguns cuidados, como beber muita água e evitar exercícios físicos ao ar livre, para diminuir desconfortos respiratórios causados pela baixa umidade e poluição.

Pneumologista há cinquenta anos na cidade de São Paulo, o médico Edmir Félix também reforça as orientações para quem a qualidade do ar muito ruim pode trazer transtornos à saúde. Ele aconselha que que é preciso usar umidificador, evitar andar na rua e beber água frequentemente.

Para os próximos dias, temperaturas altas e umidade baixa do ar permanecem na maioria das regiões do território paulista. Quase todo o estado, com exceção do litoral, está em emergência para risco de incêndio, nível máximo de perigo apontado pela Defesa Civil, até o próximo sábado (14).

Leia também: UPA alega que está operando acima do limite de consultas nesta segunda-feira (9)

Agência Brasil

A Agência Brasil é uma agência de notícias brasileira. Faz parte da Empresa Brasileira de Comunicação

Artigos recentes

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no Centro de Ponta Grossa

Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…

% dias atrás

Aliel Machado anuncia 22 novas casas populares para Ponta Grossa

Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…

% dias atrás

Fuga frustrada: motociclista carregava drogas no baú e é preso em Ponta Grossa

Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…

% dias atrás

Novo equipamento da Polícia Científica vai tornar mais precisa a análise de crimes no Paraná

Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…

% dias atrás

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…

% dias atrás

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade