Categorias: AgronegócioDestaque

Inovação: drones se tornam aliados de produtores rurais

A tecnologia tem chegado não só aos escritórios, como também ao agronegócio, mas precisamente as plantações. Fazendeiros, inclusive, têm trocado “o velho” pulverizador por drones que exercem a mesma função: aplicar defensivos agrícolas nas plantações.

O gerente da Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação, líder nacional na comercialização de equipamentos agrícolas e sistemas de irrigação, José Henrique Gross, explica que o custo benefício do drone pode ser 70% menor do que um pulverizador com a mesma capacidade de aplicação. A empresa, conforme ele, também aderiu a aquisição de drones para atuar no campo.

“Apesar de não substituir as máquinas já usadas atualmente, os drones complementam ainda mais a qualidade de aplicação e agilidade na operação. O drone funciona de uma forma bem simples e autônoma durante o trabalho. Diferente de um drone convencional, o drone de pulverização tem uma rota já planejada antes do seu voo para aplicação de líquidos ou sólidos”, explicou.

Leia também: Paraná lidera produção nacional de mandioca com finalidade industrial

O gerente explica que o uso dos equipamentos é benéfico ao meio ambiente, visto que é usada menos água nas aplicações. Como os drones também não possuem motores a combustão, não há emissão de gases nocivos à saúde. “O drone é indicado para todos os tipos de propriedades onde é necessário um padrão de qualidade alta, ele não tem contra indicação para propriedades agrícolas. É um impacto positivo, visando o melhor custo benefício e qualidade de aplicação superior a qualquer equipamento”, concluiu.

Movimento nacional

O uso de drones no campo vem ganhando força em todo país. No final de julho, por exemplo, foi apresentada uma série de inovações no ramo do agro durante a 4ª Exposição Agro Chapada, realizada em Chapada Gaúcha, Minas Gerais. Entre as inovações apresentadas, o destaque foi o drone pulverizador com alta tecnologia de precisão.

O drone pulverizador possui radares de prevenção de obstáculos, GPS de ponta e controle com telas de 5.5 polegadas. Ele tem capacidade de atuar nas aplicações de sólidos, como ureia e adubo, tornando-se uma opção versátil para fazendas de cem a quinhentos hectares. Já para as grandes fazendas o drone entra como complemento dos maquinários necessários aos agricultores.

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Saiba quanto cada candidato à Prefeitura de PG já gastou na campanha eleitoral

Dados são do início da campanha até o dia 18 de setembro. A Lei Eleitoral…

% dias atrás

Quando acionar o CRAR? Entenda os serviços prestados aos animais em risco em PG

O CRAR de Ponta Grossa resgata animais em risco, promove castração, adoção e devolução. Castração…

% dias atrás

Jovem é preso em flagrante com 78 pedras de crack na região

Além do entorpecente, também foi encontrado 25 gramas de maconha, munição calibre 38, além de…

% dias atrás

Workshop gastronômico acontece em Ponta Grossa no dia 27

O evento pretende ensinar aos participantes como cozinhar refeições nutritivas e com praticidade para se…

% dias atrás

Tecnologia antiga resiste e se mantém essencial em empresas

Utilizado em campanhas de marketing, notificações e segurança, o SMS oferece um canal de comunicação…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade