Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
Estudantes têm até esta quinta-feira (25), às 23h59 (horário de Brasília), para fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. Eles devem conferir a classificação no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e escolher duas opções de curso.
Todos os candidatos que participaram, fora da condição de treineiro, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não zeraram a prova de redação podem se inscrever no Sisu e optar por concorrer às vagas em dois cursos. Automaticamente são classificados de acordo com a média da nota do Enem, nas vagas disponibilizadas pelas universidades e os institutos federais.
O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza a nota de corte parcial, por escolha de curso, que é a pontuação do último classificado no total das vagas ofertadas. Essa nota e a classificação dos candidatos oscilam conforme os inscritos e as novas inscrições.
A classificação também obedece à reserva de vagas, prevista na nova Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino, aos candidatos elegíveis que não se classificarem nas vagas de ampla concorrência.
Até a noite de ontem, 1.156.941 pessoas já estavam inscritas, ocupando 2.196.597 classificações. Este ano, 2.208.932 estudantes estão aptos a participar do Sisu, que oferece 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, em 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.
O resultado final do Sisu deverá ser divulgado no dia 30 de janeiro e servirá para vagas em cursos com início das aulas previsto para o primeiro e o segundo semestres deste ano. Nessa data também terá início o período de manifestação de interesse pela lista de espera, por candidatos não classificados, até o dia 7 de fevereiro. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas ao longo de todo o ano.
Leia também: Confira as vagas de emprego para Ponta Grossa, Castro, Carambeí e Palmeira nesta quinta-feira (25)
Disfunção erétil tem cura? Antes de tudo, é preciso entender as causas desse problema. Assista…
PM de Ponta Grossa e Carambeí recuperam veículos furtados: moto e carretas foram encontradas, e…
O Projeto Zenidim, iniciado em 2016, retorna em 2025 para apoiar jovens na Vila Cristina,…
Moradores do Jardim das Aroeiras, em Ponta Grossa, enfrentam falta de água sem aviso prévio,…
Acidente na BR-277 em Curitiba mata jovem de 21 anos e deixa outro ferido. Investigação…
A operação da Polícia Civil do Paraná prendeu 22 pessoas por tráfico de drogas e…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade