Categorias: Paraná

Inscrições para o Prêmio Queijos do Paraná terminam em 1º de maio

O Comitê gestor do prêmio Queijos do Paraná reforça aos produtores que as inscrições para a edição deste ano encerram em 1º de maio, quinta-feira. Um júri composto por diversos profissionais vai selecionar os melhores queijos de 21 categorias. Podem se inscrever produtores que fabricam queijo a partir do leite de vaca, de cabra, de ovelha ou de búfala. Também estão abertas as inscrições para a categoria “Excelência em Muçarela – Edição Pizza”.

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), compõe o comitê gestor do prêmio, junto com o Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Sebrae/PR, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PR), Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindleite) e Sistema Fecomércio-PR. Inscrições e informações AQUI.

A seleção dos melhores queijos será no Museu Oscar Niemeyer (MON) – no dia 29 de maio do Concurso em Muçarela e no dia 30 do Prêmio Queijos do Paraná, por uma comissão formada por membros de destaque nas comunidades do Estado, indicados pelo Sistema Faep. A premiação das duas categorias ocorrerá no dia 30.

O prêmio Queijos do Paraná também vai oferecer atividades para o público em geral, nas duas datas. Serão realizadas diversas oficinas e aula show, além de uma feira que vai comercializar os queijos que participaram da edição do ano passado. Toda a programação será realizada no MON.

PRÊMIOS E APERFEIÇOAMENTO

O concurso é aberto a produtores ou agroindústrias paranaenses regularizados ou em processo de regularização a ser concluído até o término das inscrições (01/05/2025). Para estar regularizada, uma queijaria deve atender critérios sanitários que garantem a segurança dos alimentos e estar registrada em um serviço de inspeção compatível com seu mercado de atuação. O registro comprova o cumprimento de boas práticas de fabricação e controle higiênico-sanitário. Pode ser no SIM (venda municipal), SIP (venda estadual), SISBI-POA (venda interestadual) ou SIF (venda nacional e exportação).

Fabíola de Levrero e Borba, engenheira de alimentos do IDR-Paraná, ressalta que o produtor que participa do concurso consegue conhecer os seus concorrentes, as qualidades e defeitos do queijo que produz, além de ter o seu produto avaliado por um júri capacitado.

“O queijeiro pode identificar em quais pontos está errando ou acertando no processo de fabricação. O prêmio também pode ser visto como uma oportunidade, como um laboratório, para o produtor lançar novos produtos”, diz Fabíola. “Às vezes, o proprietário da queijaria fica inseguro para colocar um queijo no mercado, um sabor diferente. O prêmio é uma ferramenta para saber como esse queijo está no paladar, aroma, textura e aceitação ao ser avaliado pelo juri”, observa.

A premiação dos queijos também é um atrativo para os produtores. Nesta edição, o concurso vai oferecer alguns equipamentos aos premiados, além de certificados que agregam valor aos queijos e facilitam a conquista de novos mercados. Os produtores classificados na categoria Bronze receberão um termômetro e um pHmetro. Quem conquistar a categoria Prata vai receber um lava-botas. Já para a categoria Ouro, o prêmio é um curso de análise sensorial. O concurso ainda vai oferecer uma viagem técnica (nacional ou internacional) para o produtor que vencer na categoria Super Ouro.

Ao participarem da competição têm, sobretudo, a oportunidade de aprimorar seus produtos e agregar valor, implementando melhorias na qualidade do leite e práticas e tecnologias de fabricação do queijo. O Paraná produz 13 milhões de litros de leite por dia. Deste volume, 6 milhões de litros são direcionados à fabricação de queijos.

Leia também: PRC-466 será interditada na segunda (28) para detonação de rocha em Guarapuava

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Artigos recentes

Motociclista de 33 anos morre em acidente com carro na BR-373

Motociclista de 33 anos morre após colidir com carro na BR-373, em Prudentópolis. PRF confirma…

% dias atrás

Pote de Sorvete, por Renata Regis Florisbelo

Oba, a coluna da Renata Regis Florisbelo já está no ar!! Venha sentir a magia…

% dias atrás

Fim de uma era: tradicional estúdio Foto Carlos fecha as portas após 75 anos

Foto Carlos encerrará atividades em 30 de maio após 75 anos de história em Ponta…

% dias atrás

Mulher armada com faca procura ex-marido e mobiliza Polícia Militar

Polícia Militar foi acionada após denúncia de mulher armada; ela queria conversar com o ex-marido,…

% dias atrás

Homem é preso por agredir filha e esconder arma em residência no Cará-Cará

Caso de violência doméstica no bairro Cará-Cará termina com prisão de homem que agrediu a…

% dias atrás

Idoso morre atropelado ao tentar atravessar BR-376 em trecho sem passarela

Idoso de 62 anos morreu atropelado por van ao tentar atravessar a BR-376 em trecho…

% dias atrás