Categorias: Campos Gerais

Instituída em Castro medalha de honra por tempo de serviço na Guarda Municipal

Foi sancionado o decreto n°904/2024 que institui a Medalha de Honra por Tempo de Serviço aos integrantes de carreira da Guarda Municipal de Castro que tenham completado 10, 20 e 30 anos de serviços prestados, atuando direta ou indiretamente. Conforme decreto, a medalha de bronze será para profissionais que cumpriram 10 anos, prata 20 anos e ouro 30 anos.

O decreto destaca que a medalha é a condecoração composta de venera e fita. “Venera: é a medalha propriamente dita, confeccionada em latão, de forma redonda, com diâmetro de 35 mm, contendo na frente o Brasão da Guarda Municipal de Castro, contornado na parte superior com os dizeres ‘Guarda Municipal de Castro’, e na parte inferior com os dizeres ‘pelos bons serviços’; contendo no verso o brasão do município. Fita: tira estreita de tecido com 12mm de largura nas cores verde bandeira, branco e azul royal, de onde pende a medalha; passador: por onde atravessa a fita, confeccionado em peça retangular de latão, seguindo o banho de bronze, prata ou ouro, conforme o acabamento da medalha respectiva, bem como o número de estrelas inserido”.

Além disso, se destaca que a barreta será confeccionada em peça de latão, com comprimento de 37mm e 1,7mm de altura, contendo uma a três estrelas de 5 pontas com diâmetro de 7mm (de acordo com o tempo de serviço) revestida internamente por tecido. “Réplica da barreta em tecido: compreende a confecção de uma tira em tecido com 12mm de largura nas cores verde bandeira, branco e azul royal, para uso nos Uniformes Operacionais, contendo estrelas amarelas de 5 pontas conforme segue: a) uma estrela para dez anos de serviço; b) duas estrelas para 20 anos de serviço; c) três estrelas para 30 anos de serviço”.

Também haverá um documento oficial que autentica a honraria e estojo para acondicionar as honrarias que é confeccionado em madeira ou mateiral similar, revestido com veludo azul marinho, berço em veludo azul marinho e interno da tampa em cetim branco.

O decreto detalha que as medalhas e o respectivo diploma serão entregues em ato solene, qual será realizada pelo prefeito, em conjunto com o Secretário Municipal de Segurança Pública. “Em caso de falecimento do agraciado, a entrega será feita à(o) viúva(o) ou, na sua falta, aos herdeiros. A cerimônia será realizada, preferencialmente, nas datas festivas de 1º de outubro – aniversário da primeira turma da Guarda Municipal de Castro – ou 10 de outubro – Dia da Guarda Municipal”.

Leia também: Ônibus com romeiros de Ponta Grossa se envolve em acidente na SP-258

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Caminhão guincho do DER é atingido por outro veículo na BR-376, em Tibagi

Caminhão do DER é atingido na BR-376, em Tibagi. Veículo ficou destruído, mas não houve…

% dias atrás

STF determina prisão imediata de Fernando Collor por corrupção na Lava Jato

Alexandre de Moraes determina prisão imediata de Fernando Collor, condenado a 8 anos e 10…

% dias atrás

Ponta Grossa sedia maior torneio estadual de judô neste fim de semana

Judô agita Ponta Grossa com recorde de inscritos no Torneio Regional-Sul e Circuito Paranaense neste…

% dias atrás

Motociclista é arremessado após colisão com veículo no centro de Ponta Grossa

Motociclista é ferido após colisão com Nivus em Ponta Grossa; vítima teve suspeita de fratura…

% dias atrás

Motorista capota carro na BR-376 em Ponta Grossa e é levado à UPA

Motorista capota carro na BR-376 em Ponta Grossa e é levado à UPA Santana com…

% dias atrás

Polícia Civil recupera Ford Fusion roubado após golpe com PIX falso em Piraí do Sul

PCPR recupera Ford Fusion roubado após golpe com PIX falso e ameaça em Piraí do…

% dias atrás