Categorias: Brasil

Interior de São Paulo volta a registrar tempestade de areia

Municípios do interior de São Paulo voltaram a registrar tempestades de poeira nesta quinta-feira (14). O fenômeno foi registrado por moradores da região de Ribeirão Preto, Brodowski, Colômbia, Barretos, Batatais, São Joaquim da Barra, Pitangueiras, Pirassununga, Sertãozinho, Serrana e Jardinópolis.

De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Franco Villela, as tempestades registradas ontem são similares às que aconteceram no dia 26 de setembro, mas com um caráter mais esparso. 

“O diferencial da tempestade desta quinta-feira da outra é que essa teve caráter mais esparso, com chuvas fortes e com rajadas de vento muito fortes. No Aeroporto de Ribeirão Preto foi medido 75 km/h, mas, olhando as fotos, a gente pode dizer que em alguns pontos mais isolados pode ter chegado até os 100 km/h”.

Queimadas e arado

Segundo o meteorologista, as rajadas de ventos são típicas da primavera. “Os ventos dessas rajadas são bastante típicos da primavera, mas como a gente teve aí um período muito seco, e está começando a se restabelecer as chuvas, mas, ainda assim, têm muitos terrenos que foram queimados em toda uma extensão. Desde Ribeirão Preto até o norte do estado você vai observando que tem áreas muito grandes que foram queimadas, reduzindo a cobertura vegetal”.

Villela ressaltou que junto à queimada, tem o gradeamento. “Aliado a isso, têm ainda técnicas agrícolas do gradeamento, que é o arado. Então, esse solo, em grandes extensões de solo nu, quando faz calor e precede a chegada dessas tempestades, os ventos dessa tempestade levantam muita poeira mesmo. É poeira misturada com muito solo, então é efeito dessa técnica do gradeamento e também dos incêndios [ocorridos em agosto e setembro]”.

Previsão

Segundo o meteorologista, para o final de semana a previsão é de tempestade, mas para formar a tempestade de areia depende da condição do solo. “A tempestade de poeira depende muito da condição do solo, mas, como já choveu ontem, esse solo fica mais pesado. Isso já dificulta mais, mas aonde teve chuvas mais fracas faz com que o solo fique mais agregado e mais pesado, precisando de ventos mais fortes ainda, mas existe esse potencial ainda de ocorrer, não só nessa região, mas em qualquer parte do estado. Mas, se houver, deve ser mais parecido com o que houve ontem, e não com o que houve no 26 de setembro, que formou uma extensão muito grande”, afirmou o meteorologista.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Parse Biosciences lança produtos de perfil imunológico com células únicas

Novos produtos de perfis BCR e TCR com células únicas permitem a elaboração de perfis…

% dias atrás

O Indy Autonomous Challenge retorna ao Indianapolis Motor Speedway em 6 de setembro de 2024

O Indy Autonomous Challenge (IAC) retornará de forma grandiosa ao Indianapolis Motor Speedway (IMS), na…

% dias atrás

Motociclista sem CNH fura sinal vermelho e provoca acidente em PG

Piloto, de 29 anos, avançou o cruzamento com a Avenida Doutor Colares. Cena foi flagrada…

% dias atrás

Idoso é agredido e assaltado na região central de Ponta Grossa

Vítima de 62 anos foi agredido a poucos metros do hotel onde está hospedado, na…

% dias atrás

Obras de asfalto em vias do Distrito Industrial estão prestes a ser concluídas

Mais de R$ 17 milhões em investimentos asfaltam 8km de ruas. Recursos são obtidos através…

% dias atrás

Histórias infantis podem auxiliar no sono das crianças

Empresa cria serviço que envia diariamente ao celular dos pais narrativas em vídeos criadas especialmente…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade