Nesta quinta-feira (7), vários municípios da região sofreram com as fortes chuvas. Uma das cidades foi Irati que sofreu com diversos pontos de alagamentos. Uma das medidas de segurança foi a suspensão do transporte escolar.
Os bairros prejudicados que afetaram residências e comércios foram, Centro, Fósforo, Rio Bonito, Vila Nossa Senhora da Luz, Camacuã, Vila Matilde, Stroparo, Conjunto Joaquim Zarpelon, São Francisco, Cartoon, BR-153 e áreas do interior, como Cadeadinho, são uma das regiões afetadas que também deixou alguns moradores ilhados.
Em nota, a prefeitura esclareceu que equipes da Defesa Civil e do executivo estão em prontidão e monitorando pontos de alagamento em diversas áreas da cidade devido a fortes chuvas. “A previsão indica precipitações mais intensas nas próximas horas, e, por isso, pedimos à população que redobre a atenção e tome as devidas precauções para evitar riscos. Como medida de segurança, o transporte escolar foi suspenso e não circulará no município no período da tarde. Pedimos ainda que os moradores evitem se aproximar de rios, pontes e áreas de risco, pois o nível das águas está elevado e representa um perigo real”.
A nota continua que “em qualquer situação de emergência ou risco, solicitamos que entre em contato imediatamente com a Defesa Civil por meio do Corpo de Bombeiros, no telefone (42) 3422-8458. A Prefeitura de Irati reafirma seu compromisso com a segurança da população e permanece em monitoramento constante, tomando as medidas possíveis para minimizar os impactos das chuvas. Contamos com a colaboração de todos para que juntos possamos atravessar esse momento com o máximo de segurança”.
A Secretaria de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo também emitiu nota em decorrência das fortes chuvas. “O município de Irati enfrenta, há muitos anos, desafios significativos relacionados a enchentes e inundações, uma situação amplamente determinada pela sua geografia e topografia, além da quantidade considerável de recursos hídricos que atravessam nosso território. Embora não seja possível alterar esses fatores naturais, a Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, tem investido continuamente em melhorias e soluções de engenharia para minimizar esses impactos”.
A secretaria ainda detalha que “nos últimos anos, foram aplicados milhões em projetos e obras de micro e macrodrenagem, além de dragagem dos rios e realização de estudos específicos para aprimorar a segurança e infraestrutura de áreas propensas a alagamentos. Contudo, para alcançar uma solução definitiva e totalmente eficaz, são necessárias várias ações integradas, que ainda estão em fase de desenvolvimento e cuja conclusão demandará alguns anos. Apesar disso, os investimentos realizados até o momento têm sido fundamentais para a redução dos efeitos de situações de risco e preocupação, que anteriormente poderiam ter resultados alarmantes para a população”.
“O que ocorreu nesta quinta-feira (7) poderia ter sido muito mais grave sem as intervenções feitas até aqui, que reduziram consideravelmente o impacto das enchentes. A Prefeitura de Irati reforça o compromisso de continuar a desenvolver e implementar as etapas restantes desse projeto, com o objetivo de tornar nossa cidade cada vez mais preparada e segura para enfrentar eventos climáticos intensos”, finaliza a nota.
Leia também: Castro terá quase R$ 500 milhões no orçamento de 2025
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) de Ponta Grossa, oficializou e reconheceu como patrimônio…
A entrada será a doação de um brinquedo novo ou em boas condições para a…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade