Reprodução
Na madrugada deste sábado (26) pelo horário local, noite de sexta-feira (25), no Brasil. Israel lançou um ataque aéreo direcionado a alvos militares no Irã, confirmaram as Forças de Defesa de Israel (FDI). As ações visam, segundo as FDI, responder aos ataques que o país tem sofrido desde 7 de outubro de 2023, quando o grupo Hamas invadiu Israel, aliado ao Irã. Desde então, Israel afirma estar em estado de alerta e mobilização completa de suas forças defensivas e ofensivas.
Durante o ataque, diversas explosões foram ouvidas na capital iraniana, Teerã, principalmente em bases militares próximas à cidade, como reportou a agência Fars, ligada ao governo iraniano. Não há, até o momento, confirmação sobre possíveis danos ou vítimas. A mídia estatal iraniana comunicou que as autoridades de inteligência estão investigando o ocorrido e destacou que o sistema de defesa iraniano também foi ativado, o que pode ter causado parte das explosões.
Esse confronto ocorre após semanas de tensão crescente entre os países. Em 1º de outubro, o Irã lançou cerca de 200 mísseis em direção a Israel, motivado pela morte de aliados, incluindo Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah. O ataque aéreo israelense foi focado exclusivamente em alvos militares, com cuidado para evitar infraestruturas nucleares e petrolíferas, seguindo recomendação de autoridades americanas. Segundo fontes, o presidente Joe Biden orientou Israel a evitar instalações estratégicas do Irã.
Explosões também foram reportadas em Damasco, na Síria, onde Israel teria conduzido ataques contra alvos militares. A Casa Branca confirmou que foi notificada pouco antes da operação e que mantém comunicação com Israel sobre ações coordenadas na região.
Leia também: Guarda Municipal prende homem por invadir apartamento e ameaçar a ex-esposa em PG
Cientistas chineses descobriram o HKU5-CoV-2, um novo coronavírus em morcegos-anões, com potencial de infecção em…
Sanepar antecipa corte de água em PG sem aviso prévio, afetando moradores. População cobra explica…
Ele ainda pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral
Mutirão distribui 200 caixas d'água nos bairros Gralha Azul e Vila Nova para famílias cadastradas,…
Alegação é que a empresa não tem representante no país
Jovem de 17 anos é assassinada a facadas em Guaíra, Paraná. Suspeito, amigo da família,…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade