O Itaipu Parquetec esteve presente, de 08 a 11 de agosto, no Salão do Turismo, evento promovido no Rio Centro (Rio de Janeiro), com o objetivo de estruturar, qualificar e tornar os produtos e os serviços turísticos brasileiros acessíveis ao mercado, além de apoiar a implantação de políticas púbicas no setor.
O tema central desta edição foi voltado para as “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, destacando a importância da sustentabilidade no setor. Realizado pelo Ministério do Turismo (MTur), o Salão do Turismo apresentou ao público no Rio Centro, a diversidade turística, cultural, gastronômica e de manifestações populares presentes do Norte ao Sul do país.
Fortalecendo o posicionamento do Itaipu Parquetec como instituição com a missão de transformar inovação em bem-estar social, o Turismo Itaipu esteve presente no estande do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), apresentando a grua personalizada para captura de bichinhos temáticos do atrativo Itaipu Refúgio, proporcionando experiências e interação aos participantes. Além das pelúcias, foram expostos amigurumis personalizados e confeccionados artesanalmente por meio de uma parceria com a Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu, enfatizando a importância do desenvolvimento de ações capazes de beneficiar todos os envolvidos a partir de trabalhos da governança agregadas ao contexto social.
Leia também: Memorial do Basquete de PG é inserido no Dia Nacional do Patrimônio Histórico
Ações para o turismo
De acordo com Yuri Benites, o Itaipu Parquetec encerra com sucesso a participação em mais um Salão Nacional do Turismo destacando grande interação com público, importantes iniciativas voltadas ao ASG (ambiental, social e governança) e discussões em prol do setor.
“Na questão ambiental, o Itaipu Parquetec em uma parceria com o Ministério do Turismo foi responsável por toda a gestão de resíduos, logística e compensação de carbono, uma ação essencial para a sustentabilidade atrelada ao turismo. Outro tema importante, na governança, desenvolvemos palestras e participações em painéis falando sobre a governança do território. No social, trouxemos a parceria com a Itaipu Binacional, com os bichos de pelúcia e amigurumis criados por meio de um projeto social”, afirmou o diretor de turismo.
Sustentabilidade
O público do Salão do Turismo também pôde conhecer o Programa de Sustentabilidade, em estande dedicado as ações desenvolvidas no evento, executado pelo Instituto Desponta Brasil ao Ministério do Turismo com apoio do Itaipu Parquetec para gerir a sustentabilidade em grandes eventos com a proposta do Lixo Zero. A iniciativa, apoiada pelo Itaipu Parquetec, prevê a redução da pegada de carbono com minimização das emissões de gases de efeito estufa associadas ao evento, o alinhamento com as melhores práticas e regulamentações ambientais, a promoção da conscientização ambiental com participação ativa dos participantes em ações de sustentabilidade e o posicionamento do Salão Nacional do Turismo como referência em sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.
O diretor de turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, contribuiu com as discussões do painel sobre estudos e projetos voltados à melhoria da infraestrutura do turismo náutico no Brasil, promovido no primeiro dia (08) da programação do evento. A mesa foi composta ainda pelo engenheiro civil e pesquisador do LabTrans/UFSC, André Ricardo Hadlich; representado o Grupo Náutica Boat Show, Ernani Paciornik e mediada pela coordenadora-geral de Mobilidade e Conectividade Turística, Isabella Pozzeti Guimarães.
Durante o painel, foi demonstrado o trabalho que está sendo desenvolvido no Lago de Itaipu, juntamente Itaipu Binacional, a fim de trazer novas perspectivas de crescimento econômico da região e cuidado com o Lago de forma integrada, inserindo programações específicas e com olhar para as possibilidades e as oportunidades presentes no local.
Além disso, Silvana Gomes, gerente da área de Turismo Sustentável do Itaipu Parquetec, participou do Painel ESG e Sustentabilidade para o Turismo do Hotel Trends ESG. O painel reforçou o compromisso do evento com iniciativas sustentáveis e demonstrou ao mercado de hotelaria e de turismo boas práticas para alavancar o ambiental, social e governança nas empresas. De acordo com Silvana, apresentar as ações de Responsabilidade Social do Itaipu Parquetec, que prioriza o bem-estar social dos colaboradores e da comunidade externa; segurança física e emocional dos trabalhadores, atua com apoio a diversidade e inclusão, além de promover a valorização do patrimônio e da produção local para sua atuação no turismo, representam boas práticas para as empresas do setor turístico.
Das assessorias
Sérgio Borges atuou no clube nos anos 1970. Ele faleceu neste sábado (18) na Santa…
Bacci estava na emissora de Edir Macedo desde 2010, onde ganhou notoriedade como o ‘Menino…
Ação ocorreu em uma chácara entre Ponta Grossa e Palmeira, onde o grupo se preparava…
Motorista de 34 anos foi atropelado por outro condutor que também perdeu a direção. Acidente…
Atividade é comum para jovens, mas tem um significado especial para o Pedro, que foi…
Produtos da cesta básica terão alíquota zerada ou reduzida em 60% pela nova Lei. No…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade