Categorias: Campos Gerais

Jaguariaiva: MP pede reconhecimento de filiação de criança gestada por casal homoafetivo

O Ministério Público do Paraná em Jaguariaíva, nos Campos Gerais, ajuizou medida judicial buscando o reconhecimento de filiação de uma criança gestada por casal homoafetivo. A menina é filha de duas mulheres, que mantêm união estável, e foi gestada por uma delas a partir de uma inseminação “caseira”, também denominada autoinseminação, feita com material genético de uma pessoa conhecida da família.

Como não se trata de inseminação assistida, que seguiria os parâmetros de regulamentação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), não foi possível ao casal obter em cartório, por via extrajudicial, o registro da criança com o nome das duas mulheres, mas somente daquela que a gestou. A opção pelo método de inseminação deveu-se ao desejo de maternidade do casal e à impossibilidade de ambas arcarem com os altos custos do processo clínico convencional de fertilização in vitro.

[RELACIONADAS]

Jurisprudência – Na ação de investigação de relação de filiação, apresentada pelo MPPR por meio da Promotoria de Justiça da comarca, é destacada a inexistência de previsão legal para o registro nesses casos: “Os entraves administrativos trazidos pela Lei de Registro Público 6.015/73 devem ser relativizados na parte em que não se compatibilizarem com os princípios constitucionais vigentes, dos quais […] acrescentam-se: o princípio da dignidade humana, o da afetividade e, ainda, o do melhor interesse da criança em ver preservado o seu vínculo parental”. Além disso, a Promotoria de Justiça cita recente julgamento do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, que entendeu cabível a relativização dos princípios de registro em prol dos interesses da criança e da proteção familiar para o reconhecimento da dupla maternidade.

Protocolada pela Promotoria de Justiça nesta terça-feira, 9 de agosto, junto à Vara de Família e Sucessões da Comarca de Jaguariaíva, a ação requer que seja expedido mandado de averbação para que conste no registro de nascimento da criança o sobrenome das duas mães.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Lei que isenta IPVA de motos até 170 cilindradas é sancionada pelo governador Ratinho Junior

A partir de janeiro de 2025, 732 mil proprietários terão uma conta a menos, com…

% dias atrás

Capotamento na PR-092 deixa motorista ferido em cidade da região

Capotamento na PR-092 em Arapoti deixa motorista de 68 anos com ferimentos leves. Veículo foi…

% dias atrás

Câmara de Castro devolve ao Executivo Municipal R$ 6,9mi

A Casa Legislativa encerrou suas atividades de 2024 nesta sexta-feira (13) marcadas pela devolução de…

% dias atrás

Prefeita Elizabeth anuncia e detalha duplicação da Av. Siqueira Campos

A Prefeita Elizabeth Schmidt anuncia duplicação da Siqueira Campos e novos investimentos em infraestrutura durante…

% dias atrás

Motociclista morre em acidente fatal colidindo contra um veículo em Irati

Acidente em Irati, no bairro São Francisco, envolveu Fiat Strada e moto Honda Biz, resultando…

% dias atrás

Prefeitura divulga vencedores de sorteios dos ‘Nota PG’ e ‘IPTU Premiado’

Prefeitura de Ponta Grossa sorteou 33 prêmios em programas IPTU Premiado e Nota PG, incluindo…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade