Categorias: Ponta Grossa

Jovem morre no HU e Justiça investiga possível erro médico e negligência

“Uma jovem faleceu por erro médico e nenhuma medida é tomada para que os culpados não cometam o mesmo erro. Pelo contrário, (eles) são acobertados pela gerência de enfermagem (do Hospital Regional)”, este é um trecho de uma denúncia anônima que o Portal BNT recebeu no último sábado (20).

A paciente Rayssa Gomes Duarte, de 19 anos, estava internada no Hospital Universitário Regional da Universidade Estadual de Ponta Grossa e precisou passar por uma cirurgia, durante a madrugada do dia 26 de junho deste ano, na qual a jovem veio a óbito.

“A denúncia é sobre um óbito ocorrido no Hospital Regional, paciente de 19 anos, cirurgia eletiva em que por erro médico a paciente faleceu. A diretora de enfermagem do Hospital chamou outra enfermeira e a coagiu a alterar prontuário da paciente. Além disso, uma segunda enfermeira, que ajuda na coordenação do centro cirúrgico, foi coagida a não contar para os familiares sobre o ocorrido. A enfermeira foi obrigada a alterar o prontuário”, relatou a fonte, que não será identificada pelo BnT.

E continuou: “a diretora deu um termo de ajuste de conduta porque a enfermeira descreveu tudo o que houve durante a cirurgia. Porque deixava claro que houve erro médico (negligência, imprudência e imperícia). Já foram feitas várias denúncias no Ministério Público onde constam as provas referentes às alterações, mas precisamos que vocês deem voz à população”, completou a denunciante.

Ela informou, ainda, que as provas das alterações do prontuário foram enviadas ao Ministério Público e ao Coren (Conselho Regional de Enfermagem do Paraná), para serem apuradas.

Família procura justiça

A família da Rayssa Gomes Duarte nomeou a advogada Pamela Cristina da Maia como representante legal. O Portal BnT conversou, com exclusividade, com a doutora e a mesma informou que foi aberto um processo administrativo pelo Ministério Público.

A família de Rayssa Gomes Duarte preferiu não se pronunciar neste momento, estando muito sensibilizada com o que aconteceu.

Em nota, a advogada Pamela Cristina da Maia disse que representa a família da Rayssa “para que tudo fosse investigado e que pudessem saber realmente o que aconteceu. Quanto às questões penal, civil e administrativa, todas serão apuradas e passarão por análise, para que a justiça seja feita, tanto para a Rayssa, quanto para sua família”.

A denúncia chegou para os familiares recentemente e começa a apuração a partir de agora.

O que diz o HU-UEPG?

A reportagem buscou o Hospital Universitário e relatou o caso, questionando se já havia uma investigação em andamento. A resposta foi que: “a mesma denúncia foi recebida pela Ouvidoria da Universidade, que está dando andamento ao processo”, sem mais detalhes.

A denúncia

A primeira informação é de que a denúncia teria sido encaminhada ao Ministério Público (MPPR). Entramos em contato na segunda-feira (22) questionando sobre o caso, a resposta foi de que”há um procedimento aberto a respeito, sob sigilo, de modo que não podemos passar mais informações”. O mesmo procedimento foi adotado com o Coren, que através da presidente Ethelly Feitosa respondeu que iriam verificar, mas sem retorno até a tarde de hoje (24).

Ainda, conversamos com o CRM PR (Conselho Regional de Medicina) para identificar alguma entrada referente ao caso, o qual retornou explicando que “não recebemos nenhuma denúncia até o momento”.

Kauana Neitzel

Kauana Neitzel é jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área desde 2020. Possui experiência com redação em portais de notícia; trabalhou em rádio; participou de projetos do Governo do Paraná na área da fotografia e redação; estagiou na UTFPR, no departamento DIREC; trabalhou como chefe de redação em jornal impresso e site na região Centro-Sul do Paraná; atualmente, exerce o cargo de editora chefe no portal Boca no Trombone.

Artigos recentes

Aliel (PV) fala de proposta de enxoval para crianças: “Temos bebês indo para escola, com 0ºC, sem um cobertor”

Segundo Aliel, a proposta do ‘Meu Primeiro Enxoval’ será ampliar uniformes para as crianças de…

% dias atrás

Presidente de Casa Assistencial busca ajuda para conclusão de obra em Ponta Grossa

O valor arrecadado será revertido para a finalização da obra para que a Casa Assistencial…

% dias atrás

Não vai votar? Saiba como justificar ausência na eleição pelo app E-Título

Na página inicial do app, o eleitor deve acessar “mais opções” e selecionar “Justificativa de ausência”…

% dias atrás

BR-277, entre PG e Curitiba, segue com pista parcialmente interditada e congestionamento

Acidente com carreta, no sábado (14), causou derramamento de sebo animal, local segue com interdição…

% dias atrás

Motorista de aplicativo é agredido por três adolescentes em Ponta Grossa

As três meninas acusaram o motorista de abuso e alegaram ser integrantes de facção criminosa

% dias atrás

Dez dicas para um envelhecimento saudável, por Ana Claúdia Gambassi

Para quem deseja fazer parte desse privilegiado grupo de idosos com qualidade de vida, o…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade