Categorias: DestaquePonta Grossa

Jovens em vulnerabilidade social se descobrem através de projeto social “Ciclo da Leitura”

O Festival Multiverso TriZ, promovido pela Estratégia Projetos Criativos, vem inovando não somente no mundo infanto-juvenil ao levar para esse público arte e literatura, através da tecnologia.

O evento vem promovendo também uma transformação inspiradora na vida de 45 adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio do projeto social “Ciclo da Leitura”. Com isso, o festival abre as portas para um mundo de oportunidades literárias e artísticas para jovens atendidos pelas instituições socioeducativas Associação de Promoção à Meninas (APAM), Casa do Piá e Irmãos Cavanis.

Leia também: Empresários de PG entregam pedidos para deputados em Assembleia Itinerante

Desde o seu lançamento, o “Ciclo da Leitura” alcançou bons resultados. Muitos desses adolescentes enfrentam dificuldades no acesso aos livros e à biblioteca. O projeto idealizado Multiverso TriZ foi concebido para preencher essa lacuna, fornecendo material literário de qualidade e orientação de profissionais capacitados.

“Para a Continental é gratificante apoiar um projeto como o Multiverso TriZ, que une duas coisas que acreditamos: a inovação e a educação. Para nós é muito importante fortalecermos nosso compromisso com o desenvolvimento das crianças e adolescentes nas regiões onde atuamos, porque acreditamos na inovação como parte essencial para o desenvolvimento dos nossos negócios e da construção do futuro”, destaca Silvia Santos, Head de RH da Planta de Ponta Grossa.

O grupo está trabalhou com o livro “Poesia para encher a laje”, de Renan Inquérito. A obra foi selecionada pelos próprios adolescentes, e, sob a orientação de João Agner, professor mediador dos grupos, estão explorando a narrativa sob a perspectiva de suas próprias realidades, gerando importantes discussões. Como resultado desses encontros, os participantes irão criar um trabalho, em forma de e-book ou coletânea de contos, poemas, áudio book, ilustrações, entre outros meios literários escolhidos por eles.

Este trabalho será apresentado durante o evento, no domingo. E o melhor de tudo: os adolescentes farão um bate papo com o autor da obra escolhida por eles, Renan Inquérito, durante o Multiverso TriZ. “O Ciclo da Leitura vem mostrando a esses jovens que a literatura está muito mais próxima deles do que imaginam”, diz Agner.

O projeto vem fazendo diferença na vida dos adolescentes. À medida que exploram o mundo da leitura, eles descobrem novas perspectivas e desenvolvem confiança em suas habilidades literárias. Julia Ferreira, de 11 anos, por exemplo, pretende se aprofundar ainda mais no universo da literatura.

Helen Camargo, de 14 anos, está determinada a retomar a escrita, após ser desencorajada por uma professora que a fez apagar uma redação na qual narrava a história de um personagem que roubou uma mochila com livros e levou-a para a favela. Helen promete reescrever a história, e revela que, na continuação, o protagonista lerá os livros, desenvolvendo amor pela leitura e se tornando um escritor.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Aliel Machado recebe título de Cidadão Honorário em Reserva

Deputado Federal é reconhecido por sua contribuição, com mais de R$ 7 milhões em recursos…

% dias atrás

Atléticas da UEPG arrecadam duas toneladas de produtos no trote solidário

Alunos da UEPG arrecadam alimentos e produtos de limpeza para famílias carentes em Ponta Grossa.

% dias atrás

PRF realiza maior apreensão de maconha do ano na BR-277

A apreensão é considerada a maior do ano até o momento.

% dias atrás

Rodovias dos Campos Gerais terão obras e manutenção neste fim de semana

Obras nas rodovias podem causar lentidão, motoristas devem redobrar a atenção nos trechos em manutenção.

% dias atrás

Operação Força Total Brasil XII/AIFU resulta em prisões e apreensões em PG

Os detidos e os materiais apreendidos foram encaminhados à delegacia pela Guarda Civil Municipal para…

% dias atrás

Mulher morre em colisão frontal na BR-373

Após a remoção dos veículos e a limpeza da pista, o tráfego foi totalmente liberado.

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade