Categorias: DestaquePonta Grossa

Julgamento do ‘Lobo Mau’ mobiliza alunos no Fórum Municipal de PG

Alunos da rede municipal de Ponta Grossa se mobilizaram nesta terça (22) para o julgamento do réu ‘Lobo Mau’, acusado por matar e alimentar-se de dois irmãos porquinhos. O júri popular, composto por estudantes da Escola Municipal Carlos Ribeiro de Macedo, foi realizado no Tribunal do Júri do Fórum Municipal, como parte do programa ‘Justiça e Cidadania também se aprende na Escola’, da Vara da Infância e da Juventude.

O Lobo acusado admitiu o fato, mas não assumiu a intenção de matar, embora estivesse com fome. “Tudo o que eu queria era uma xícara de açúcar emprestada, mas aí veio um espirro e a casa saiu voando. Aí eu devorei o primeiro porquinho, foi um delicioso jantar”, declarou o Lobo.

Cada membro do julgamento foi interpretado por um aluno, do juiz às testemunhas, passando pelos jurados, promotora de Justiça, advogado, escrivão e policiais. Na história adaptada pelas crianças, a Chapeuzinho Vermelho e o terceiro porquinho, sobrevivente, pedem a condenação do Lobo, que é defendido pela sua Vovó.

O Lobo tentou se defender, mas não teve jeito. Por 5 votos a 2, foi considerado culpado pelo júri e condenado a 60 anos de prisão pelo magistrado. Ao final, não melhorou a situação, pois ameaçou voltar e devorar até o juiz. “Eu achei muito legal participar e por ter conseguido fazer o papel do lobo”, disse a aluna Aysha Garriel Rodrigues. “Quando eu sair daquela prisão, vou comer todas as criancinhas que forem mal-educadas”, brincou ela, ainda dentro da personagem.

Júlia de Lara da Silva, aluna e promotora do caso, também gostou da experiência e aprendeu sobre a Justiça. “Tem umas horas que a gente fica nervosa, mas é bem legal. Eu gostei muito de ser promotora porque a gente pode expressar o que o Lobo fez de errado, pude falar tudo o que ele fez. Fazer justiça é fazer o certo. Se o Lobo fez uma coisa errada, o certo é deixar ele preso, e não solto, ainda mais que ele ameaçou assassinar o outro porquinho”, considera ela.

Leonardo Teixeira, detrás da máscara do porquinho sobrevivente, passou por vários papéis antes de viver a vítima. “A gente fica até com um arrepio, um julgamento de verdade deve ser mais difícil”, acredita ele.

O magistrado Rômulo Fernandes Prestes considerou tudo ótimo. “A melhor parte foi bater o martelinho”, orgulhou-se ele. “Todo mundo gostou, nós fizemos trabalhos em grupo, usamos a cartilha da Justiça. Estudamos ela inteira e fizemos trabalhos”, relata o aluno.

Silmara da Cruz Oliveira, pedagoga da escola, conta que muitos talentos surgiram durante o trabalho. “As crianças estudaram, fizeram as visitas, aprenderam que o Conselho Tutelar é um amigo deles, entre outras coisas”, relata. “Vimos a potencialidade de cada aluno que participou do processo”, conta a pedagoga.

Projeto reúne 15 escolas

Ao todo, o projeto ‘Justiça e Cidadania também se aprende na Escola’ reuniu 15 escolas municipais em 2023, com outras duas apresentações de júri. O trabalho é coordenado pela Vara da Infância e da Juventude, em parceria com a direção do Fórum Estadual de Ponta Grossa, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Secretaria Municipal de Educação.

Ao longo do ano, os alunos acessaram os gibis virtuais sobre Justiça e Cidadania, com acompanhamento dos professores, realizaram visitas ao Fórum e finalizaram o programa com a criação de um roteiro e apresentação de um júri simulado, além da criação de trabalhos.

Leia também: Ponta Grossa vai premiar mulheres empreendedoras de sucesso na cidade

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no Centro de Ponta Grossa

Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…

% dias atrás

Aliel Machado anuncia 22 novas casas populares para Ponta Grossa

Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…

% dias atrás

Fuga frustrada: motociclista carregava drogas no baú e é preso em Ponta Grossa

Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…

% dias atrás

Novo equipamento da Polícia Científica vai tornar mais precisa a análise de crimes no Paraná

Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…

% dias atrás

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…

% dias atrás

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade