Dados oficiais dão conta de que ano após ano a cidade de Ponta Grossa, PR vem apresentando números crescentes em crianças nascidas com transtorno do espectro autista (TEA), que se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.
A Secretaria de Estado da Saúde instituiu um cadastro voluntário com o objetivo de formar um banco de dados. Até o início de 2022, somam um pouco mais de 600 cadastros. A conta não fechar quando a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho já emitiu 1.253 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), em cumprimento da lei federal nº 13.977/2020.
A Aproaut em Ponta grossa, vem registrando um aumento significativo, na demanda por atendimentos na cidade. Em atividades no município há mais de 20 anos, a instituição privada atua por meio de convênios e termos de cooperação firmados com o município, estado e governo federal, o que permite ofertar serviços nos setores de saúde, assistência e educação.
O atendimento da Aproaut é com pessoas entre os três e os 30 anos de idade e atualmente são 120 matriculados. Mas a lista de espera gira em torno de 50 pessoas em cada um dos serviços, incluindo a avaliação psicológica, que é aquela que é feita antes do encaminhamento, e que permite o diagnóstico do chamado Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
O vereador Júlio Kuller em parceria com o deputado federal Aliel Machado vem garantindo que a instituição esteja amparada. A visita do vereador à instituição formaliza a emenda de R$65 mil reais, para custeio da instituição neste ano de 2022.
Na ocasião, Júlio também esteve em pauta a expansão e mais investimentos na área.
“Junto a direção da Aproaut conversamos sobre a estruturação e planejamento de um novo espaço para atender os alunos autistas, com o índice de nascimento de crianças com autismo é cada vez maior e existe uma fila de espera na instituição, este assunto é prioritário!”, diz o vereador Júlio Kuller.
[RELACIONADAS]
O vereador Júlio Kuller há anos segue atuante para garantir direitos, fiscalizar e executar os serviços públicos às instituições assistencialistas como a Aproaut; e mais uma vez, demonstra preocupação no atendimento integral aos que precisam.
“É conversado sobre a construção de um novo prédio para a Aproaut, inclusive já sugeri o local que seria construído o novo espaço. Temos que trabalhar para resolver isso num futuro bem próximo”
afirma o vereador.
A necessidade de ampliação das estruturas da entidade, tanto física como contratação de profissionais capacitados vem sendo observada há vários anos. Consciente de que a construção de uma nova estrutura é um investimento grande, mas necessário, Júlio segue em busca de recursos, na esfera nacional, estadual e municipal a fim de tornar o projeto viável!
O jornalista esportivo Léo Batista morreu neste domingo (19), no Rio de Janeiro. Um dos…
Oba, a coluna da Renata Regis Florisbelo já está no ar!! O tema desta semana…
Instituto aponta que deverá haver um aumento da instabilidade atmosférica no sul do Brasil, o…
Sujeito resistiu com chutes e socos, acertando inclusive um guarda municipal. Desta forma, a equipe…
Hamas libertará 33 reféns israelenses. Já Israel deixará livre todas as mulheres e menores de…
Um dos ocupantes ficou em estado grave, enquanto outros dois tiveram lesões leves. Acidente ocorreu…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade