Categorias: Ponta Grossa

Justiça proíbe que VCG realize novas demissões de trocadores

O deputado federal Aliel Machado (PV) anunciou nesta terça-feira (25) que a Justiça aprovou uma liminar que proíbe a Viação Campos Gerais (VCG) de realizar novas demissões e obriga a empresa a colocar os trocadores nas linhas que tem capacidade acima de 20 passageiros.

O documento formalizado pelo deputado Aliel e o ex-vereador Antônio Aguinel vem após a empresa realizar a demissão de mais de 100 funcionários. Ainda, é argumentado o descumprimento da lei n° 7.018/2002, a qual prevê que veículos com mais de 20 lugares devem possuir obrigatoriamente cobradores ou agentes de bordo.

“O transporte coletivo em Ponta Grossa não é 100% de bilhetagem eletrônica. Além do mais, essa transição é preciso ser feita com respeito aos trabalhadores, é preciso que eles sejam realocados em outras áreas de serviço e não sendo feita da maneira como estava sendo realizado”, argumenta o deputado.

Ainda, no vídeo divulgado, Aliel explica que a liminar foi deferida porque existe a lei que proíbe que essas linhas não tenham cobradores, “portanto a VCG, com o apoio da Prefeitura, estava descumprindo a lei. Podemos observar nas últimas semanas que as linhas estavam tendo atraso e acúmulo de trabalho por parte dos motoristas”.

Aguinel detalhou ao Portal BNT que no mês de abril entraram com a ação popular em virtude do descumprimento da lei, a justiça comum manifestou que não teria competência para julgar a ação. “Remeteu à Justiça do Trabalho que também se manifestou dizendo que não teria competência para julgar. Então ela foi para o STJ, que informou que a justiça de Ponta Grossa teria competência para julgar tal ação. Na data de ontem, nós recebemos com muita alegria a determinação de que a concessionária precisa cumprir a lei mantendo os cobradores. Estamos monitorando e aguardando que a empresa seja notificada e cumprido a determinação judicial”, completou.

Leia mais: Quinze linhas do transporte público de PG vão ficar sem trocadores. Veja quais

RESPOSTA – Em contato com a VCG fomos informados que a empresa ainda não foi notificada do teor a decisão, “a qual será analisada quando da ciência. No entanto, antecipa que em relação a desmobilização dos trocadores, vem cumprindo a lei e as determinações do poder público”, completou a nota.

Confira a Ação Popular na íntegra

 

 

Kauana Neitzel

Kauana Neitzel é jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área desde 2020. Possui experiência com redação em portais de notícia; trabalhou em rádio; participou de projetos do Governo do Paraná na área da fotografia e redação; estagiou na UTFPR, no departamento DIREC; trabalhou como chefe de redação em jornal impresso e site na região Centro-Sul do Paraná; atualmente, exerce o cargo de editora chefe no portal Boca no Trombone.

Artigos recentes

Suspeito de comandar esquema de pirâmide deve prestar interrogatório na 13° SDP

Os advogados do suspeito procuraram a 13° Subdivisão Policial na manhã de hoje (03), onde será…

% dias atrás

Setor imobiliário realiza manifestação contra atrasos em processos em PG

A manifestação ocorre no início da tarde desta quarta-feira (03), as 13h, em frente ao…

% dias atrás

Mãe impede filha de 20 anos de sair da casa, e PM é acionada na região

A filha queria sair da casa da mãe para ir morar com outra pessoa, mas…

% dias atrás

Alunos de PG terão aulas sobre bem-estar animal e posse responsável

A aprendizagem sobre o tema será contínua e integrada às disciplinas atuais. As despesas de…

% dias atrás

Homem é preso após tentar furtar picanha, costela, linguiça e sucos de mercado na região

Além das carnes e sucos, o homem também tentou levar chocolates para a sobremesa. Ele…

% dias atrás

Três pessoas foram detidas ao tentarem furtar motocicleta após acidente em Uvaranas

Uma mulher tentou se passar por esposa do dono da motocicleta para furtar ela. A…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade