O deputado federal Aliel Machado (PV) anunciou nesta terça-feira (25) que a Justiça aprovou uma liminar que proíbe a Viação Campos Gerais (VCG) de realizar novas demissões e obriga a empresa a colocar os trocadores nas linhas que tem capacidade acima de 20 passageiros.
O documento formalizado pelo deputado Aliel e o ex-vereador Antônio Aguinel vem após a empresa realizar a demissão de mais de 100 funcionários. Ainda, é argumentado o descumprimento da lei n° 7.018/2002, a qual prevê que veículos com mais de 20 lugares devem possuir obrigatoriamente cobradores ou agentes de bordo.
“O transporte coletivo em Ponta Grossa não é 100% de bilhetagem eletrônica. Além do mais, essa transição é preciso ser feita com respeito aos trabalhadores, é preciso que eles sejam realocados em outras áreas de serviço e não sendo feita da maneira como estava sendo realizado”, argumenta o deputado.
Ainda, no vídeo divulgado, Aliel explica que a liminar foi deferida porque existe a lei que proíbe que essas linhas não tenham cobradores, “portanto a VCG, com o apoio da Prefeitura, estava descumprindo a lei. Podemos observar nas últimas semanas que as linhas estavam tendo atraso e acúmulo de trabalho por parte dos motoristas”.
Aguinel detalhou ao Portal BNT que no mês de abril entraram com a ação popular em virtude do descumprimento da lei, a justiça comum manifestou que não teria competência para julgar a ação. “Remeteu à Justiça do Trabalho que também se manifestou dizendo que não teria competência para julgar. Então ela foi para o STJ, que informou que a justiça de Ponta Grossa teria competência para julgar tal ação. Na data de ontem, nós recebemos com muita alegria a determinação de que a concessionária precisa cumprir a lei mantendo os cobradores. Estamos monitorando e aguardando que a empresa seja notificada e cumprido a determinação judicial”, completou.
Leia mais: Quinze linhas do transporte público de PG vão ficar sem trocadores. Veja quais
RESPOSTA – Em contato com a VCG fomos informados que a empresa ainda não foi notificada do teor a decisão, “a qual será analisada quando da ciência. No entanto, antecipa que em relação a desmobilização dos trocadores, vem cumprindo a lei e as determinações do poder público”, completou a nota.
Confira a Ação Popular na íntegra
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade