Categorias: Coluna

Kassab está ‘cozinhando’ Ratinho para a presidência da República?, por Gleidson Carlos

O governador do Paraná, Ratinho Júnior, terá que alçar voos mais altos a partir de 2026, quando completará oito anos de governo, e não poderá mais se candidatar ao mesmo cargo. Apoiadores garantem que ele disputará a presidência da República nas próximas eleições!

No PSD, o cacique nacional da sigla, Gilberto Kassab, afirmou em entrevista a CNN, há cerca de dois meses, que se o partido tiver candidato nas eleições de 2026, Ratinho só não será candidato [à presidência da República] se não quiser… Observe a retórica de Kassab, ao afirmar com maior veemência a possibilidade de Ratinho como candidato, ao PSD ter um candidato. Entendeu a dubiedade?

O PSD é o partido que mais fez prefeitos nestas eleições em todo o país, 887 prefeituras, sendo no PR, sob a batuta do governador, 164 dos 399 municípios. Bom para o governador que mais acertou do que errou em seus apoios. Com estratégias de bom tom, sagrou-se vitorioso no primeiro turno de 2022, com 69,6% dos votos, mas o desafio de Ratinho será sobreviver 2026.

Neste jogo, Kassab poderia usá-lo como trunfo para manutenção do PSD no cenário local, seja no governo de Lula, onde já ocupa três ministérios: Minas e Energia, Pesca e Agricultura; ou ainda contra um postulante da extrema-direita, que deve insistir, mesmo com a inelegibilidade, em Bolsonaro, com possibilidade de ser impedido pela justiça e substituído pelo filho, Eduardo Bolsonaro, na disputa pelo Palácio do Planalto.

A verdade é que a direita não tem espaço para uma candidatura própria em 2026, e no caso de Kassab, que é secretário de governo do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que trabalha para reeleição, mira um cenário futuro sem Lula, e, muito provavelmente com o bolsonarismo mais enfraquecido!

Ratinho tem expertise política e certamente a utilizará para pavimentar uma candidatura ao Senado Federal, numa chance bastante promissora de garantir uma eleição mais tranquila, já que nesse ‘fronte’ neutralizou um dos principais concorrentes, Paulo Martins, ao acomodá-lo como vice de Eduardo Pimentel, eleito para a prefeitura de Curitiba.

Leia também: Dois jovens perdem a vida após grave acidente em rodovia da região

Gleidson Carlos
Gleidson Carlos Greinert é jornalista formado em Comunicação Social desde 2014. Atua como escritor/articulista político, radialista e presta assessoria de imprensa e marketing.
Gleidson Carlos

Gleidson Carlos Greinert é jornalista formado em Comunicação Social desde 2014. Atua como escritor/articulista político, radialista e presta assessoria de imprensa e marketing.

Compartilhar
Publicado por
Gleidson Carlos

Artigos recentes

Motorista passa mal e colide contra poste em frente à Câmara de Vereadores de PG

Motorista descia a Avenida Visconde de Taunay quando acabou tendo um mal súbito. O veículo…

% dias atrás

Pablo Maia avança na recuperação e deve retornar aos gramados no Campeonato Paulista

Ouça este artigo Pablo Maia Avança em Sua Recuperação O Retorno Gradual de Pablo Maia…

% dias atrás

Após ser suspenso, votação de projeto que aumenta salário da prefeita deve acontecer no dia 11

Conforme apurado pela reportagem do portal BNT com os próprios parlamentares, a votação deverá entrar…

% dias atrás

Siemaco Foz do Iguaçu inaugura Galeria Manassés Oliveira em homenagem à história sindical no PR

O evento reforçou a importância de valorizar a história e o futuro do sindicalismo, destacando…

% dias atrás

Prefeitura de Carambeí divulga substituição de show no aniversário da cidade. Veja quem vem

Anteriormente, a organização divulgou o show Country Off-Road, mas em vez disso, subirá ao palco…

% dias atrás

PG e região vão registrar grande acumulado de chuva nos próximos dias

Em Ponta Grossa, a previsão é de 94 milímetros de chuva na segunda-feira (9)

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade