Categorias: Campos Gerais

Klabin inicia grande unidade fabril pioneira no mundo nos Campos Gerais

A Klabin iniciou com sucesso uma fábrica de ácido sulfúrico fornecida pela Andritz em sua fábrica localizada em Ortigueira, nos Campos Gerais. A planta é a primeira no mundo e tem a capacidade de produzir 150 toneladas de ácido sulfúrico de grau comercial por dia a partir de gases concentrados odoríferos e enxofre elementar. Ela serve as linhas de celulose da Unidade Puma da Klabin e torna o local completamente auto-suficiente em ácido sulfúrico, reciclando o enxofre dos fluxos de resíduos.

[RELACIONADAS]

A planta de ácido sulfúrico contribui para que a Klabin controle o balanço de sódio e enxofre (Na/S) e a sulfidez da fábrica. Além disso, a eficiência do uso de insumos na unidade de Ortigueira foi otimizada pois menos sulfato será descarregado devido ao balanço Na/S otimizado. Também não há necessidade de transporte de insumos perigosos, como o ácido sulfúrico para a fábrica e, em geral, a unidade otimiza recursos com uma grande redução no volume de transporte. A planta de ácido sulfúrico atende os rígidos limites de emissões atmosféricas. O processo traz uma melhoria significativa à pegada geral da planta de Ortigueira.

O diretor de Projetos e Engenharia da Klabin, João Antônio Braga,  explica que a operação da fábrica de ácido sulfúrico na Unidade Puma, em Ortigueira, representa um avanço significativo na circularidade da instalação. “A nova planta permite que a fábrica seja autossuficiente em ácido sulfúrico, com a possibilidade adicional de vender qualquer excesso de produção para o mercado. Esta tecnologia inovadora, uma novidade neste setor no mundo, apoia nossos esforços para otimizar a produtividade e é um marco importante em nossa ambição de atingir nossas metas de sustentabilidade”, avalia.

Parâmetros de qualidade

O Gerente de Projetos, Recuperação e Utilidades da Klabin, Walter de Oliveira, acrescenta. “Os parâmetros de qualidade estão sendo cumpridos e o ácido sulfúrico está sendo usado com sucesso em várias operações na fábrica, substituindo o ácido comercial que estávamos usando antes. Além de otimizar recursos, a instalação da fábrica traz maior independência, pois não dependemos de um fornecedor externo para nossas necessidades de ácido sulfúrico”.

A Andritz WSA faz parte da iniciativa CircleToZero da empresa, que inclui tecnologias que visam reduzir e/ou eliminar o desperdício das fábricas de celulose. Esta iniciativa global para clientes de papel e celulose reúne o contínuo desenvolvimento e melhoria das soluções tecnológicas existentes da Andritz com um ambicioso objetivo de inovação futura: eliminar fluxos laterais não utilizados, criar novos produtos de valor agregado e estabelecer uma base para zero emissões e zero produção de resíduos.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Ônibus que transportava time de futebol americano do Coritiba tomba e mata três pessoas

Veículo partiu de Curitiba e iria até o Rio de Janeiro. O veículo transportava a…

% dias atrás

Candidato a vereador foge da Polícia, joga ‘santinhos’ para despistar e acaba preso no PR

O preso é Caio Andrade, candidato a vereador na cidade de Assaí, no Norte do…

% dias atrás

Proprietária de estabelecimento é presa após vender alimentos vencidos na região

A ação foi desencadeada após denúncias de que o estabelecimento vendia produtos alimentícios com prazo…

% dias atrás

Motorista sai ileso após capotar veículo na ‘Curva da Morte’ em Carambeí

O acidente aconteceu próximo ao viaduto de acesso à Carambeí, na PR-151. A pista estava…

% dias atrás

PG e região tiveram chuvas muito abaixo da média entre junho e agosto, diz Simepar

De acordo com o instituto, choveu cerca de 110mm a menos do que a média…

% dias atrás

Veículo é atingido em cruzamento e colide contra poste no centro de PG

Ao atravessar o sinal intermitente, motorista colidiu contra o veículo. O acidente aconteceu na madrugada…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade