Foi resgatado neste domingo (17) um lagarto que morava em uma residência na Vila Rio Branco em Castro. O imóvel estava desocupado há dois anos, após o falecimento dos proprietários.
Os donos do animal, um casal de irmãos, adotou o réptil enquanto filhote e tinha como objetivo evitar que o animal fosse morto por caçadores e sua carne consumida.
O lagarto, que já contava com 5 anos de idade em 2021, passou a viver no quintal dos irmãos, sendo alimentado por eles. No entanto, durante a pandemia, os irmãos, já idosos, contraíram COVID-19 e faleceram. Com a perda de seus tutores, o lagarto, batizado de Kiko, permaneceu sozinho no quintal da casa, pois os irmãos eram os únicos moradores do local.
Devido à desocupação do imóvel, o quintal passou a ser frequentado por usuários de drogas, o que colocou a vida de Kiko em risco. Diante dessa situação, foi elaborado um plano de captura, transporte e destinação segura do lagarto para um local apropriado.
Após aguardar o fim do período de hibernação do lagarto, uma armadilha foi instalada na entrada de sua toca, e o animal foi capturado com segurança.
Ele foi então transportado para o Centro de Triagens de Animais Silvestres em Ponta Grossa, onde passará por exames veterinários. O próximo passo é encaminhar Kiko para José dos Pinhais, onde há um terrário em condições adequadas para acolhê-lo. Além disso, ele poderá ter a companhia de outros lagartos. Todo o processo conta com o apoio do Instituto Água e Terra (IAT). Veja vídeo do resgate:
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade