Após a identificação de microorganismos na rede de abastecimento diversas foram as denúncias realizadas pela população, que questionava a qualidade da água fornecida pela Sanepar. A empresa no entanto informou que os microorganismos são semelhantes à camarão e não causam mal a saúde de quem utiliza a água.
Larvas são encontradas na água e população aciona o Ministério Público
Em resposta as publicações realizadas pelo Portal Bnt Online a Sanepar informou em nota que identificou na represa de Alagados, uma espécie de microcrustáceo semelhante ao camarão e a origem é desconhecida. A empresa alegou ainda que a qualidade do tratamento da água se mantém nos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
População reclama de água com larvas em bairros de PG
Todos que observarem alteração na água ou identificarem os microorganismos devem comunicar imediatamente a empresa responsável pelo saneamento através do telefone 0800 200 0115, pelo site www.sanepar.com.br ou pelo aplicativo Sanepar Mobile, para que possa ser realizada a limpeza da rede de abastecimento.
Confira a nota encaminhada pela Sanepar.
A Sanepar informa que identificou na represa de Alagados uma espécie invasora de microcrustáceo, muito parecido com o camarão. É uma ocorrência inédita na Represa e ainda não se sabe a sua origem. O motivo desta proliferação na barragem de Alagados está sendo investigado em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas estima-se que sua incidência, acelerada e em curto espaço de tempo, possa ter relação com a crise hídrica.Como se trata de um microcrustáceo, não causa nenhum risco à saúde. E, ainda, ao passar pelo tratamento à base de cloro na Estação de Tratamento de Água, o microcrustáceo é inertizado. As análises, organolépticas, fisico-químicas e microbiológicas realizadas pela Sanepar na Estação de Tratamento apontam que a água se mantém no padrão de potabilidade estabelecido pelo Ministério da Saúde.Tão logo houve a primeira notificação, a Sanepar imediatamente adotou ações operacionais mitigatórias, e a estação ficou paralisada até que fosse identificado o microcrustáceo. Também foram feitas alterações no processo de tratamento com redução de vazão, lavagens dos filtros com maior frequência e coletas de amostras em diversos pontos da cidade. Em todos os pontos identificados, o microorganismo foi eliminado nas descargas da rede. Caso o cliente perceba qualquer alteração na água, é imprescindível informar imediatamente à Sanepar, para que a empresa faça a verificação diretamente no local e as descargas necessárias na rede de distribuição. O cliente pode fazer contato com a empresa pelo 0800 200 0115, pelo site www.sanepar.com.br ou pelo aplicativo Sanepar Mobile.Atenciosamente,Companhia de Saneamento do Paraná – SaneparAssessoria de Imprensa
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