Foi sanciona e divulgada no Diário Oficial de segunda-feira (1°), em Carambeí, a Lei n° 1511/2024 que proíbe o uso e venda de equipamentos alterados para motocicletas, ou seja, ruídos excessivos emitido por escapamentos.
Conforme a lei, fica autorizado o executivo proibir a emissão de ruídos excessivos em escapamentos de motocicletas e também fica proibida, a venda e a comercialização de escapamentos para motocicletas que emitam ruídos em desconformidade com as normas regulamentares previstas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
Além disso, o texto ainda destaca que as empresas que prestam serviços em motocicletas somente poderão efetuar a montagem/troca dos escapamentos mantendo sua originalidade, sendo proibido a retirada de qualquer componente interno. As empresas prestadoras de serviços em motocicletas deverão afixar, em lugar de fácil visualização, banner/cartaz com a informação do limite máximo de emissão de ruídos permitido para motocicletas.
A lei também explica que a violação acarretará ao condutor e ao proprietário do veículo infrator, multa de 20 VRM’s (Valores de Referência do Município). “No caso de apreensão de motocicleta em fiscalização por irregularidade no ruído do escapamento, a empresa que prestou o serviço incorrerá. Caberá ao Departamento de Trânsito do Município (Detransede), a competência para a fiscalização em conjunto com a Polícia Militar.
Leia também: Nova rodoviária de Castro completa dois anos sem funcionamento; secretário se manifesta
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade