Categorias: Política

Lei que garante proteção e direitos das pessoas com TEA já está em vigor em Castro

Já está em vigor em Castro, a lei n°4131/2024 que garante a proteção e a promoção dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A lei foi sancionada pelo prefeito interino Neto Fadel.

De acordo com o texto, fica assegurado o direito ao diagnóstico precoce e intervenções terapêuticas adequadas às pessoas com TEA, de forma gratuita e universal, no âmbito do município de Castro. “O diagnóstico deverá ser realizado por equipe multidisciplinar, com capacitação específica para a identificação de TEA. As intervenções terapêuticas deverão incluir atendimento psicológico, terapias ocupacionais, fonoaudiologia, entre outras necessárias, conforme avaliação individual”.

O município promoverá a inclusão social e a igualdade de oportunidades para as pessoas com TEA, garantindo o acesso pleno e efetivo aos serviços de educação, saúde, assistência social, trabalho, lazer e demais direitos fundamentais. “As instituições de ensino deverão adotar práticas inclusivas, assegurando a presença de tutores ou auxiliares, quando necessário, para o adequado desenvolvimento escolar dos alunos com TEA. Serão desenvolvidas políticas públicas de inclusão profissional, que ofereçam capacitação e oportunidades de emprego para essas pessoas”.

A lei também estabelece que o município deverá fomentar ações de conscientização e capacitação contínua de profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social e outras áreas relevantes, visando ao atendimento inclusivo e adequado. Também fica estabelecido o apoio e a proteção às famílias de pessoas com TEA, com medidas que garantam seus direitos e fortaleçam os vínculos familiares. “Serão oferecidos programas de suporte psicológico e social às famílias, bem como orientação sobre os direitos e serviços disponíveis”.

Além disso, será implementado medidas efetivas para combater o preconceito, a discriminação e o estigma associados ao autismo, promovendo uma cultura de respeito, valorização e inclusão. “Serão realizadas campanhas de conscientização pública sobre o autismo e a importância da inclusão social, que serão incentivadas através de parcerias com organizações da sociedade civil e instituições públicas e privadas para o desenvolvimento de projetos e ações inclusivas”.

Por fim, o texto detalha que as despesas decorrentes da execução desta lei vão ocorrer por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Leia também: Trabalhador cai de aproximadamente 9 metros de altura em Castro

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Confira os 10 maiores ganhadores do Programa Nota Paraná

O líder disparado no ranking de sortudos do programa da Secretaria de Fazenda é de…

% dias atrás

Acidente na PR-151 deixa um morto e carga de cervejas espalhada na pista

O acidente causou transtornos no tráfego e mobilizou as autoridades para a apuração das causas.

% dias atrás

Família busca por homem desaparecido desde quinta-feira (20)

Segundo a família, o homem desaparecido necessita de medicação controlada e cuidados especiais.

% dias atrás

Papa Francisco permanece em estado crítico após crise respiratória

Até o momento, não há previsão de alta, e a agenda do Papa permanece suspensa.

% dias atrás

Carnaval no Paraná: opções para todos os estilos de folia e descanso

Tanto quem está em busca de descanso quanto quem não deixa de lado um tradicional…

% dias atrás

Moacyr Fadel destaca papel das associações municipais no desenvolvimento regional.

Para o deputado, o desenvolvimento das cidades deve ser prioridade na formulação de políticas públicas.

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade