Categorias: DestaquePolítica

Lei que torna obrigatório exame toxicológico para cargos públicos eletivos é sancionada em PG

Houve uma votação na Câmara Municipal de Ponta Grossa, no dia 11 de outubro, onde os vereadores votaram o Projeto de Lei número 326/2023 que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de exames toxicológicos para todos os detentores de cargo público eletivo do Poder Legislativo Municipal.

Com 14 votos favoráveis o projeto foi aprovado e agora, na última quinta-feira (26), a Lei nº14.841 foi sancionada pela prefeita Elizabeth Shcmidt. A legislação é de autoria do Vereador Izaias e outros e de acordo com a nova lei, todos os detentores de cargos públicos eletivos, de confiança ou em comissão nos Poderes Executivo e Legislativo Municipal em Ponta Grossa devem se submeter a exames toxicológicos. Essa medida é requisito para posse e também para a permanência no cargo. O tipo de exame exigido é o de queratina “pelo e cabelo”, capaz de detectar o consumo de substâncias psicoativas em um período mínimo de 90 dias.

Em caso de resultado positivo, o interessado tem o direito de solicitar contraprova por meio de novo exame, mantendo-se o sigilo das informações. Se o resultado for confirmado e não houver justificativa médica, o detentor do cargo público fica impedido de exercer suas funções.

Além disso, a legislação determina a realização de exames toxicológicos semestrais para todos os ocupantes de cargos públicos eletivos, de confiança ou em comissão nos Poderes Executivo e Legislativo Municipal. Em caso de resultado positivo, o agente público terá direito a licença para tratamento de saúde, podendo reassumir suas funções somente após plena recuperação, comprovada por perícia médica oficial. A ausência de recuperação em um ano resultará na perda do mandato e exoneração do cargo ocupado.

De acordo com o autor do projeto de lei, vereador Izaias Salustiano, a obrigatoriedade do exame será implementada o quanto antes, ou seja, a atual legislatura deve cumprir a legislação de imediato. Ainda de acordo com o parlamentar a lei prevê que no caso do legislativo a CMPG custeie os exames, mas, nada impede que os próprios vereadores e comissionados possam arcar com o pagamento.

Agora, a prefeitura de Ponta Grossa deve expedir, nos próximos dias, um decreto regulamentando toda a questão de execução da lei, com os prazos definidos e orçamento designado para a realização dos exames.

Leia mais: CPI que investigou extinta CPS averiguou mais de R$57 milhões em prejuízos

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Homem é morto a tiros e dois ficam feridos após ataque em bar de Ponta Grossa

Homem é morto e dois ficam feridos em tiroteio na Vila Maria Otília, em Ponta…

% dias atrás

STJ autoriza registro civil com gênero neutro em decisão inédita

O STJ decidiu incluir gênero neutro no registro civil, destacando a importância da autoidentificação e…

% dias atrás

Dino e Mendonça têm discussão acalorada durante sessão do STF

Ministros divergiram sobre punições a ofensas contra servidores

% dias atrás

Com recorde de inscrições, Prêmio Queijos do Paraná acontece no fim do mês

Prêmio de Queijos do PR reúne 515 inscritos de 76 cidades, com 21 categorias. Evento…

% dias atrás

Entidades do setor produtivo criticam aumento da Selic

Juros básicos da economia estão no maior nível em 19 anos

% dias atrás

URGENTE: Homem é assassinado a tiros em Ponta Grossa; confira no Plantão 192 BnT

Homicídio agora em Ponta Grossa! Acompanhe AO VIVO no Plantão 192 BnT e veja as…

% dias atrás