Categorias: DestaquePonta Grossa

Leilão da iluminação pública de PG ocorre nesta quinta (11) na Bolsa de Valores

Após diversas etapas, a Prefeitura de Ponta Grossa realiza o leilão da Parceria Público Privada (PPP) de Iluminação Pública nesta quinta-feira (11), na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3.

A iniciativa marca o início da nova etapa, onde será assinado o contrato e a Prefeitura de Ponta Grossa conhecerá a empresa que fará a implementação do projeto que prevê a substituição de 100% dos pontos de iluminação pública, por LED.

O leilão definirá a empresa vencedora, que vai gerir pelos próximos 13 anos, toda a iluminação pública de Ponta Grossa, com mais de 47 mil pontos de iluminação. Serão investidos cerca de R$ 114 milhões pelo parceiro privado com benefícios diretos para mais de 390 mil habitantes. A empresa vencedora terá como prazo máximo de modernização de toda a iluminação de 20 meses.

“É um momento muito aguardado, a finalização de um longo trabalho que marcará a história de Ponta Grossa. Teremos diversos pontos de iluminação pública substituídos, o que vai trazer mais economia de energia, melhora na qualidade dos serviços, valorização dos espaços urbanos, além de ofertar maior sensação de segurança e qualidade de vida ao cidadão ponta-grossense”, afirmou a prefeita Elizabeth Schmidt.

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, explica que a PPP da imunização pública é um grande passo para a consolidação de Ponta Grossa como uma cidade inteligente. “Os benefícios das lâmpadas LED vão além, com destaque para a eficiência na iluminação pública, que pode gerar economia de até 40%, além de trazer mais segurança e a tele gestão. Sem dúvida é um projeto inclusivo e que trará melhoria da qualidade de vida para todos os cidadãos”, afirma.

O certame será às 14h e transmitido ao vivo pelo site da empresa Brasil Bolsa Balcão (B3), no endereço www.tvb3.com.br

Cidade inteligente

Ponta Grossa conta com 3% de iluminação pública em LED, sendo mais de 90% a base de vapor metálico, de sódio e mercúrio. Segundo a Prefeitura, essa substituição resultará em uma economia de mais de 44% de eficientização (redução da conta de energia) com substituição de 100% das lâmpadas antigas por tecnologia LED com atendimento pleno a norma e redução na emissão de mais de 1.000 toneladas de gás carbônico ao ano.

Além disso, mais de 800 faixas de pedestres contarão com uma iluminação exclusiva e mais de 12 mil lâmpadas terão monitoramento remoto, com atendimento da expansão anual e demanda reprimida no Município para iluminação pública.

Outro aspecto importante será a iluminação especial dos pontos históricos e turísticos da cidade, com impacto na valorização do patrimônio cultural, como a Catedral de Sant’Ana, a Mansão Vila Hilda e o Monumento ao Tropeirismo e a Praça da Barão do Rio Branco.

Transparência

Todos os documentos e informações da PPP de Ponta Grossa estão disponíveis no site https://consultapublica.pontagrossa.pr.gov.br

Realização

A Parceria Público-Privada (PPP) para Concessão dos serviços de Iluminação Pública é liderada pela Prefeitura de Ponta Grossa através da Agência de Inovação e Desenvolvimento (Vale dos Trilhos), e comissão técnica das secretarias municipais de Infraestrutura e Planejamento, Serviços Públicos, Fazenda e Procuradoria Geral do Município.

A assessoria técnica é realizada pela Caixa Econômica Federal com apoio financeiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP Caixa), com coordenação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e da Casa Civil. Os estudos contaram com o apoio técnico e financeiro da International Finance Corporation (IFC) e Global Infrastructure Facility, vinculados ao Grupo Banco Mundial. A modelagem deste projeto contou com a assessoria da EY e Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques – Sociedade de Advogados.

Leia também: Homem condenado por estupro de vulnerável contra uma criança é preso em Imbituva

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Motoboy colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa e sofre graves ferimentos

Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…

% dias atrás

Ministério regulamenta uso gradativo da força pela polícia

O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…

% dias atrás

Porto Amazonas terá R$ 2,4 milhões para projeto turístico de impacto estadual

Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…

% dias atrás

Prefeitura confirma data da 42ª Festa da Uva, que começa na próxima sexta (24)

Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…

% dias atrás

Primo de jogador do Flamengo é um dos mortos em confronto policial em PG

Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…

% dias atrás

Motorista perde controle e bate veículo em muro deixando crianças feridas em PG

O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade