Categorias: Ponta Grossa

Lideres de PG se unem para ações concretas em favor dos moradores de rua

Em entrevista na manhã desta quarta-feira (12) ao BNT NEWS, o vereador Jùlio Küller, presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, comentou sobre a reunião que manteve com representantes da Sociedade Civil na Associação Comercial e Industrial do Município, para discutir a sobre a crescente população de moradores de rua em Ponta Grossa;  os líderes locais destacaram a necessidade urgente de uma abordagem mais estruturada e eficaz para lidar com a situação.

Atualmente, cerca de 800 pessoas estão vivendo nas ruas da cidade, um número alarmante que, segundo Júlio Küller pode levar a uma situação semelhante a uma  “Mini Cracolândia”, caso não sejam tomadas medidas concretas. Ele criticou a prática de doações indiscriminadas de alimentação a essas pessoas, afirmando que  e sugeriu que seja feita uma triagem e que a distribuição de alimentos devem ser feitas em locais adequados, onde as pessoas possam se alimentar com higiene e dignidade.

O vereador  também destacou, além da  falta de controle sobre a distribuição de alimentos, que muitas vezes resulta em desperdício.  Ele mencionou que, em vez de uma abordagem organizada, várias igrejas e entidades distribuem refeições em praças, levando a uma situação em que os moradores de rua não conseguem aproveitar adequadamente os alimentos oferecidos. “Ou eles comem só a carne e jogam tudo ou jogam todo o resto para os cachorros comerem”. 

A reunião na Associação Comercial, que contou com a presença de empresários e representantes da sociedade civil, foi um passo importante para discutir soluções. Júlio Küller, que já exerceu a função de secretário de Assistência Social e participante ativo na luta por melhorias, ressaltou  que a situação exige mais do que opiniões; é necessário um compromisso prático e efetivo para transformar a realidade dos moradores de rua em Ponta Grossa.

O legislador informou que tem conhecimento de que existem pessoas nessas condições que fazem suas necessidades fisiológicas em público, não se importando com o trânsito de terceiros nas proximidades, agem sem qualquer resquício de pudor.

O parlamentar reconhece que há pessoas com problemas, que precisam de auxílio, há usuários de entorpecente, alcoolatras, mas que, entre eles “existem os vagabundos e marginais, que mantêm  essa situação”.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Por iniciativa de Júlio Küller, uma audiência pública deve acontecer na Câmara Municipal, oportunidade que estarão todas as unidades de Segurança Pública sediada na cidade, todo o secretariado municipal e municípes em geral, para ampliar a discussão e, após, efetuar uma estratégia para mudar a situação.

Com a colaboração entre o governo, a sociedade civil e os empresários, espera-se que novas estratégias sejam implementadas para enfrentar esse desafio social, garantindo que a dignidade e os direitos daqueles moradores de rua sejam respeitados e promovidos.

“Não temos dúvidas que muitos deles não gostariam de estar enfrentando esssa situação, vamos dar oportunidade para cursos profssionalizantes, que já existem no Municípo; porém, aqueles que não aceitarem o apoio que será oferecido, as providências serão outras”, finalizou o presidente da Câmara Municipal.

Leia também   Sandro Alex reúne lideranças e fortalece apoio político rumo às eleições de 2026

Luis Carlos Pimentel

Artigos recentes

Veja imagens do acidente que tirou a vida de motorista na BR-376, em Ponta Grossa

Motorista morre após caminhão cair de ponte na BR-376, em Ponta Grossa. Acidente aconteceu no…

% dias atrás

PCPR de Piraí do Sul prende dois homens por violência doméstica com ameaças de morte

Dois homens foram presos em Piraí do Sul por violência doméstica; um deles ameaçou a…

% dias atrás

Varal das Mina e o Poder da Moda Sustentável são tema do Prosa com Mazer

Larissa e Rafa falam sobre moda consciente, sustentabilidade e o poder feminino no novo episódio…

% dias atrás

Polícia Civil prende condenado por porte ilegal de arma no Centro de Ponta Grossa

Polícia Civil prende homem de 25 anos no Centro de Ponta Grossa por porte de…

% dias atrás

Moradores das vilas Santa Paula II e Vila Isabel recebem títulos de propriedade em Tibagi

Famílias de Tibagi recebem títulos do Programa Moradia Legal no dia 24; evento marca conquista…

% dias atrás

Alunos do “Maestro da Bola” recebem uniformes em Castro

Mais de 100 alunos são beneficiados com treinos gratuitos de futsal. Eles receberam camiseta, mochila e squeeze.

% dias atrás