desembargadora Lidia Maejima assume a liderança do tribunal no biênio 2025-2026.
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) fez história nesta segunda-feira (3) ao dar posse à desembargadora Lidia Maejima como sua nova presidente para o biênio 2025-2026. Pela primeira vez em 132 anos, uma mulher assume o comando da mais alta instância do judiciário paranaense. A cerimônia de posse, realizada em Curitiba, contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e diversas autoridades do poder público e jurídico.
Nascida em Arapongas, em 1960, Lidia Maejima é bacharela em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e possui especialização em Processo Civil pela PUC-SP. Sua trajetória na magistratura começou em 1984, quando ingressou no judiciário paranaense por meio de concurso público. Atuou como juíza substituta e titular em diversas comarcas antes de ser promovida a desembargadora em 2007.
Em seu discurso de posse, a nova presidente destacou a importância do momento e a responsabilidade de ser a primeira mulher a ocupar o cargo. “Tenho plena consciência da redobrada responsabilidade que recai sobre meus ombros, não só pela missão de dirigir o quarto maior tribunal do país, mas também por ser a primeira mulher a receber esta nobre missão”, afirmou Lidia Maejima. Ela ressaltou ainda o compromisso de sua gestão com a transparência, eficiência e o aprimoramento do serviço judiciário para garantir um melhor atendimento à população.
Ao lado da nova presidente, a cúpula diretiva do TJPR será composta pelos desembargadores Hayton Lee Swain Filho (1º vice-presidente), Fábio Haick Dalla Vecchia (2º vice-presidente), Fernando Wolff Bodziak (corregedor-geral da Justiça) e Ana Lúcia Lourenço (corregedora). O desembargador Ruy Alves Henriques Filho assume como ouvidor-geral e José Américo Penteado de Carvalho como ouvidor.
O desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, que deixou a presidência do TJPR após dois anos, celebrou os avanços conquistados durante sua gestão e desejou sucesso à nova presidente. Entre as ações destacadas, estão o fortalecimento da transparência institucional, a valorização de magistrados e servidores e a promoção da igualdade de gênero no judiciário – um marco simbolizado pela posse de Lidia Maejima.
O evento também reforçou as parcerias entre o TJPR e o Governo do Estado, incluindo programas como os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e o Moradia Legal, iniciativa que busca regularizar registros de imóveis adquiridos via Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), podendo beneficiar até 530 mil famílias no estado.
A posse da desembargadora Lidia Maejima representa um avanço histórico para a representatividade feminina no judiciário paranaense, simbolizando uma nova era para o Tribunal de Justiça do Paraná.
Leia também: Líderes da União Europeia Reagem às Ameaças Comerciais de Trump
Caso aconteceu na manhã de quinta-feira. Rapaz foi localizado em uma residência
Em Ponta Grossa, a sexta-feira será de temperaturas entre 14°C e 19°C
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Veja as previsões para Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário…
Ação conjunta envolve Polícia Ambiental, IAT e órgãos municipais para combater crime ambiental grave na…
Comunidade Maila Sabrina, nos Campos Gerais, recebe o presidente no dia 29 de maio para…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade