O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) fez história nesta segunda-feira (3) ao dar posse à desembargadora Lidia Maejima como sua nova presidente para o biênio 2025-2026. Pela primeira vez em 132 anos, uma mulher assume o comando da mais alta instância do judiciário paranaense. A cerimônia de posse, realizada em Curitiba, contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e diversas autoridades do poder público e jurídico.
Nascida em Arapongas, em 1960, Lidia Maejima é bacharela em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e possui especialização em Processo Civil pela PUC-SP. Sua trajetória na magistratura começou em 1984, quando ingressou no judiciário paranaense por meio de concurso público. Atuou como juíza substituta e titular em diversas comarcas antes de ser promovida a desembargadora em 2007.
Em seu discurso de posse, a nova presidente destacou a importância do momento e a responsabilidade de ser a primeira mulher a ocupar o cargo. “Tenho plena consciência da redobrada responsabilidade que recai sobre meus ombros, não só pela missão de dirigir o quarto maior tribunal do país, mas também por ser a primeira mulher a receber esta nobre missão”, afirmou Lidia Maejima. Ela ressaltou ainda o compromisso de sua gestão com a transparência, eficiência e o aprimoramento do serviço judiciário para garantir um melhor atendimento à população.
Ao lado da nova presidente, a cúpula diretiva do TJPR será composta pelos desembargadores Hayton Lee Swain Filho (1º vice-presidente), Fábio Haick Dalla Vecchia (2º vice-presidente), Fernando Wolff Bodziak (corregedor-geral da Justiça) e Ana Lúcia Lourenço (corregedora). O desembargador Ruy Alves Henriques Filho assume como ouvidor-geral e José Américo Penteado de Carvalho como ouvidor.
O desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, que deixou a presidência do TJPR após dois anos, celebrou os avanços conquistados durante sua gestão e desejou sucesso à nova presidente. Entre as ações destacadas, estão o fortalecimento da transparência institucional, a valorização de magistrados e servidores e a promoção da igualdade de gênero no judiciário – um marco simbolizado pela posse de Lidia Maejima.
O evento também reforçou as parcerias entre o TJPR e o Governo do Estado, incluindo programas como os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e o Moradia Legal, iniciativa que busca regularizar registros de imóveis adquiridos via Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), podendo beneficiar até 530 mil famílias no estado.
A posse da desembargadora Lidia Maejima representa um avanço histórico para a representatividade feminina no judiciário paranaense, simbolizando uma nova era para o Tribunal de Justiça do Paraná.
Leia também: Líderes da União Europeia Reagem às Ameaças Comerciais de Trump
Voltado para menores de 7 a 17 anos, o projeto incentiva a prática da natação…
O acidente aconteceu próximo à Callfarma e mobilizou equipes do Serviço de Atendimento Móvel de…
"Ficamos o dia todo com o rodo tirando a água, pedindo a Deus para que…
Com o lançamento do Super App ACIPG, a entidade reafirma seu papel como uma das…
Lúcia liderava uma célula do PCC no Tocantins e era responsável por conectar traficantes locais…
No total, serão disponibilizadas 67 mil vagas, sendo que 50% delas são destinadas ao Fies…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade