O livro Projeto EspeleoPiraí: em defesa do patrimônio natural de Piraí da Serra/PR, resultado de pesquisas espeleológicas em cavernas areníticas da Escarpa Devoniana, na região de Piraí da Serra, está entre os dez semifinalistas, da categoria Geografia e Geociências, do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024, a maior premiação literária do Brasil.
O livro tem como organizadores Henrique Simão Pontes e Laís Luana Massuqueto, mas conta com 22 autores e autoras, de diferentes áreas de formação, como geógrafos, geólogos, biólogos, arqueólogos e jornalistas, que discorrem em 11 capítulos sobre a pesquisa EspeloPiraí, que estuda o patrimônio arqueológico, a geodiversidade e a biodiversidade das cavernas, além da importância da proteção do patrimônio natural e cultural da região de Piraí da Serra, que compreende os municípios de Tibagi, Castro e Piraí do Sul.
“Este livro foi um resumo dos resultados das pesquisas (…) das equipes que estiveram envolvidas ao longo de três anos nesse projeto que foi realizado pelo Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas (GUPE), aqui de Ponta Grossa”, declarou Henrique.
O projeto foi coordenado pelo GUPE, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que contou com o apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e de pesquisadores de várias outras instituições, como da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade de São Paulo (USP), além de outros grupos coletivos, como o Arqueotrekking Roteiros Arqueológicos, e outros grupos e empresas, “somaram junto com o projeto ao longo destes três anos”, conta o organizador.
No dia 18, o resultado dos cinco finalistas será divulgado. Após isso, o campeão da categoria será escolhido em evento do Prêmio Jabuti Acadêmico, que ainda não tem data prevista.
Leia mais: Rota do Leite: Veja as propriedades que vão receber visitas durante o Agroleite
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade