Categorias: Economia

Lula sanciona lei sobre exploração de energia elétrica no mar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de Lei nº 576, de 2021, que trata do aproveitamento da geração de energia elétrica no mar, a chamada offshore. A lei estabelece diretrizes para o aproveitamento para a geração de energia em áreas sob domínio da União, como o mar territorial, a zona econômica exclusiva e a plataforma continental.Lula sanciona lei sobre exploração de energia elétrica no marLula sanciona lei sobre exploração de energia elétrica no marLula sanciona lei sobre exploração de energia elétrica no mar

Entre outros pontos, o texto determina que a exploração offshore de energia se dará por meio de contratos de autorização ou concessão.

Caberá ao Poder Executivo definir os locais para receber as atividades de geração de energia offshore, chamados de prismas. Segundo o texto, a cessão pode ocorrer por meio da oferta permanente ou da oferta planejada.

No primeiro caso, o poder público delimita áreas para exploração a partir da solicitação dos interessados, na modalidade de autorização. Já na oferta planejada, o poder público define as áreas de exploração conforme o planejamento do órgão competente. Elas são colocadas em oferta por meio de licitação, na modalidade de concessão.

As receitas geradas, provenientes de bônus de assinatura, taxas de ocupação e participação proporcional sobre a energia produzida, serão distribuídas entre União, estados e municípios, com investimentos, prioritariamente, destinados à pesquisa, inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável.

A lei diz ainda que a geração desse tipo de energia no mar deverá ter como princípios, o desenvolvimento de novas tecnologias para viabilizar a redução de emissões de carbono durante a produção de energia, como na extração de hidrogênio; desenvolvimento local e regional, preferencialmente com investimento em infraestrutura e na indústria nacional, com ações que reduzam a desigualdade e promovam a inclusão social e a diversidade.

O texto determina a necessidade de consulta livre, prévia e informada aos povos e comunidades afetados pelo empreendimento offshore e estabelece exigências para o descomissionamento de empreendimentos e a restauração das áreas exploradas.

Veto

O presidente vetou trecho do projeto que determinava a contratação de incentivos para a produção de energia gerada a partir do gás natural e do carvão mineral e a prorrogação dos contratos das usinas térmicas a carvão e de PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas). O chamado jabuti foi incluído no projeto durante a tramitação na Câmara dos Deputados.

As informações são da Agência Brasil.

Leia também: Teto do seguro-desemprego sobe após reajuste; confira o valor.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Moradora pede sinalização em via marcada por graves acidentes em PG

O tráfego da Rua João Agulberto e a ausência de sinalização coloca em risco quem…

% dias atrás

População de Ponta Grossa será ouvida pelo ipardes para traçar perfil socioeconômico do Paraná

Levantamento serve para mapear condições de vida da população e embasar políticas públicas estaduais.

% dias atrás

Prefeita Elisangela lamenta morte de professora: “Tia Tula deixa um legado inesquecível para a educação de Carambeí”

Para a chefe do Executivo, a educadora representa um verdadeiro símbolo de dedicação, amor à…

% dias atrás

Prefeitura de PG abre chamada para compra de alimentos da agricultura familiar

Iniciativa fortalece produtores locais e garante alimentos saudáveis para pessoas em vulnerabilidade social

% dias atrás

SIEMACO sai em defesa de trabalhadores que atropelaram cachorro e estão sendo ameaçados de morte

Os funcionarios trabalhavam para a empresa Ponta Grossa Ambiental (PGA)

% dias atrás

Sergio Moro evita confirmar apoio a Ratinho Jr. à presidência em 2026

Senador afirma que ainda não definiu apoio para a eleição presidencial e avalia possível candidatura…

% dias atrás