Na sexta-feira (14/04) é comemorado o Dia Mundial do Café, data para homenagear uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo, seja ela no famoso espresso, no estiloso capuccino, no popular pingado, no processo americano, no abrasileirado carioca e nos métodos filtrados.
E o Brasil é líder na produção e exportação da fruta, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Estabelecimento. Já o IBGE aponta que o brasileiro consume mais de 6kg de café cru e quase 5kg de café torrado, o que dá, em média, três a quatro xícaras da bebida por dia.
E no Dia Mundial do Café, há estabelecimentos com ações especiais para data, como em Ponta Grossa onde será possível comemorar com uma promoção no Lumen Café + Gastronomia, “A expectativa é que as pessoas venham, conheçam mais para nos fortalecer como uma referência de café na cidade e estimular as pessoas a frequentaram mais e consumirem mais café”, comenta Rafael Wagner, proprietário e gerente da cafeteria.
Leia também:
ACIPG recebe palestra para setor mecânico
Na data, os consumidores podem provar as opções do cardápio tradicional e escolherem duas opções de café: espresso, com leite ou capuccino. E aqueles com consumo acima de R$30 ganham uma dose individual de Drip Coffee para levar para casa. Lumen Café + Gastronomia funciona das 9 horas até às 22 horas de segunda a sábado, e no domingo das 15 horas às 21. O Lumen Café + Gastronomia está localizado na rua Sete de Setembro, nº 652, no centro de Ponta Grossa.
Segundo Daniel Wagner, presidente do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais, a data é mais um motivo para se apreciar um delicioso café. “Tomar a bebida a qualquer hora do dia já é prazeroso, nesta sexta então ganha outro significado, ainda mais quando pensamos na riqueza que esse fruto traz para a sociedade ao gerar tantos empregos e agregar valor à vida das pessoas”.
Dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) indicam que no Brasil há mais de 3.500 cafeterias e o crescimento do segmento está entre 15 a 20% no ano.
Sobre o Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais
O Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais (SEHG) representa as negociações coletivas de trabalho e promove a conciliação nas convenções, acordo e dissídios coletivos de trabalho de interesse individual ou coletivo das empresas associadas.
Também patrocinada e defende os interesses próprios das empresas integrantes da categoria econômica representada, mantendo relações com as demais organizações sindicais para concretização de solidariedade social e defesa dos interesses nacionais, sob o ponto de visita da categoria representadas e dos associados.
Daniel Wagner é o atual presidente da instituição representativa da região dos Campos Gerais com atuação desde 2003.
Em julho de 2020, a entidade sindical abandonou o nome Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares dos Campos Gerais visando se reposicionar como entidade representativa dos empresários, evitando confusões com o Sindicato Laboral e visando fortalecer suas ações.