Categorias: Política

Mabel Canto quer criar núcleo especial de defesa das mulheres policiais do PR

As deputadas estaduais Mabel Canto (PSDB) e Cristina Silvestri (PSDB), estiveram reunidas com a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), nesta segunda-feira, dia 11 de abril, para tratar sobre a possibilidade da constituição de um núcleo especial de defesa de mulheres policiais militares que sofrem assédio sexual e moral nas corporações paranaenses. O objetivo é auxiliar vítimas de violência que não possuem recursos para a contratação de serviços jurídicos.

Casos de assédio dentro da corporação chegaram ao conhecimento de Mabel, como um caso que envolve uma soldado da Polícia Militar que sofreu assédio sexual de seu superior hierárquico. A situação foi apurada através de um Inquérito Policial Militar (IPM), onde o superior admitiu ter ‘encostado a mão na perna da soldado’ e não negou em momento algum o contato físico. Na época, o que chamou a atenção foi a celeridade entre a instauração da investigação, iniciada em setembro de 2021, e seu arquivamento, dezembro do mesmo ano.

Mabel Canto explica a importância do acompanhamento técnico na defesa das policiais. “É importante que a Defensoria também possa realizar esse acompanhamento jurídico, porque infelizmente, muitas policiais não têm condições financeiras de contratar um advogado”, disse.

Em março a deputada Mabel e a Procuradoria da Mulher conversaram com a Comissão de Combate ao Assédio Moral e Sexual da Polícia Militar do Paraná, onde foram tratadas ações tomadas pela comissão para apurar, prevenir e punir os casos de assédio sexual e moral ocorridos dentro da corporação.
Segundo Mabel, o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública do Estado do Paraná (NUDEM) tem o papel de litigar nas ações em que as policiais não têm condições. “Ao apoiar essas mulheres, estaremos em conjunto, diminuindo esses crimes contra policiais mulheres”, conclui.

Também estiveram presentes na reunião o defensor público-geral, André Ribeiro Giamberardino, a subdefensora pública-geral, Olenka Lins e Silva Martins Rocha e a chefe de gabinete da defensoria, Lívia Martins Salomão Brodbeck e Silva.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Homem morre após capotar veículo em rodovia da região

Veículo Gol perdeu o controle e capotou na PR-092, entre Jaguariaíva e Arapoti. Acidente fatal…

% dias atrás

Operário leva gol no fim do jogo e perde a primeira na Série B

Operário teve melhor atuação na partida, mas gol aos 49 minutos do segundo tempo deu…

% dias atrás

Enchentes no Rio Grande do Sul matam 66 pessoas. Mais de dez mil já foram resgatadas

As estradas do estado registram mais de 120 pontos de bloqueio, o que dificulta as…

% dias atrás

Motorista perde a direção e colide com muro de residência em bairro de PG

Pedras provenientes da calçada estavam soltas na via. Um dos objetos prendeu na roda do…

% dias atrás

Mulher atravessa rua, é atingida por motociclista e fica em estado grave em PG

A mulher teve fraturas pelo corpo, além de ter ficado inconsciente, sendo encaminhada em estado…

% dias atrás

Falecimentos registrados em Ponta Grossa e região neste domingo (05)

Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade