Categorias: PolíticaPonta Grossa

Mabel cobra a responsabilidade do governador nas mortes por falta de leitos em PG

A deputada estadual Mabel Canto (PSDB), nesta terça-feira, dia 31, cobrou do Governo do Estado melhorias na saúde ponta-grossense. De acordo com Ofício da Diretoria Técnica da Upa Santana, que a deputada teve acesso, no dia 27 de maio, 18 pacientes aguardavam leitos por mais de 24 horas. O portal PG Transparente noticiou que em seis dias, nove pessoas morreram na Upa Santana, enquanto na Upa Santa Paula, quatro mortes foram registradas desde o último dia 26. Nesta segunda-feira (30), um bebê de 44 dias acabou falecendo de covid-19. Ele aguardava desde sábado à noite, dia 28, uma transferência para um hospital.
Após o fechamento de portas de atendimento importantes em Ponta Grossa, como o Pronto atendimento infantil no Humai e o Pronto Socorro Municipal, pacientes aguardam por muitos dias vagas na Central de Leitos do Estado. A Prefeitura fechou até mesmo o setor de imagens que comportava exames como o de tomografia, mamografia, raio X e ultrassom. Agora os pacientes que precisam desses exames também aguardam na central.
No último domingo (29), uma idosa de 74 anos, que dependia de uma vaga para um leito, acabou falecendo por complicações de pneumonia. Outra idosa de 63 anos também morreu na Upa Santana após aguardar seis dias por transferência. Esses e outros casos têm sido apurados pelo PG Transparente.
Segundo Mabel, a prefeitura fechou todas essas portas com a justificativa de que a competência é do Estado. “Então, estou hoje aqui, para cobrar do senhor governador Ratinho Júnior. Para que crianças não morram mais. Para que pacientes não precisem aguardar dias por uma vaga. O governador ontem anunciou três novas Upa’s para Londrina, e para Ponta Grossa anunciou asfalto. Qual a prioridade? Asfalto ou saúde. Pra mim é saúde. Queria que o mesmo governador anunciasse uma nova Upa para nossa cidade ou reabrisse o Pronto Atendimento Infantil no HUMAI. Para que crianças como a que, infelizmente, faleceu ontem [30], pudessem lutar pela vida. E para que mães não tivessem que chorar pela morte de seu primeiro filho”, finalizou.
Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Mudanças no Sistema Previdenciário Brasileiro em 2025: O que Esperar

Em 2025, o Brasil implementará mudanças na previdência, como aumento na idade mínima e sistema…

% dias atrás

Rosângela luta para conseguir medicamento de alto custo não fornecido pelo SUS

Rosângela precisa arrecadar 40 mil reais para adquirir as duas caixas do medicamento.

% dias atrás

Via Araucária apresenta projeto de duplicação da BR-277 em Palmeira

Primeira fase será na duplicação de um trecho de aproximadamente 7 quilômetros, entre o trevo…

% dias atrás

Paraná será sede da primeira fábrica de nanofertilizantes do Brasil

Durante o evento, o governador destacou as boas perspectivas tanto para a empresa quanto para…

% dias atrás

Acidente na PR-092 deixa duas vítimas fatais e uma gravemente ferida

Motoristas que passarem pela região devem redobrar a atenção e aguardar atualizações sobre a situação.

% dias atrás

Brasil pode ter dois ex-presidentes presos em 2026

Collor e Bolsonaro sob investigação.

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade