Categorias: Policial

Mãe aguarda 16h por atendimento na UPA e quase é agredida por segurança

O caso de demora no atendimento das crianças na UPA Santa
Paula já é bastante recorrente, mas na noite deste domingo (24) a questão se agravou.
Após uma mãe suplicar por agilidade no atendimento, ao aguardar cerca de 16
horas para que o filho recebesse atendimento médico, iniciou uma discussão com
o segurança do local, que quase agrediu a mulher, como relatado ao Portal BnT.

[RELACIONADAS]Pessoas que estavam na UPA gravaram algumas cenas do momento
da discussão. A mãe estaria exaltada com a demora no atendimento e cobrava para
que fosse seguido o tempo de espera por atendimento, de acordo com a classificação
de risco indicada pela cor da pulseira que cada paciente recebe ao fazer a
triagem.

Com isso, se inicia uma discussão entre a mãe e o segurança
que trabalha na UPA, ele teve que ser contido por uma enfermeira. A funcionária
pedia calma durante a discussão, “chega, chega! Pelo amor de Deus. Tem criança
aqui”.

“E se fosse o teu filho que estivesse aqui? O segurança, não
me trate assim não”, dizia a mulher que aguardava há 16 horas.

De acordo com o
relato de outras mães, o grupo que pede a volta do Pronto Atendimento Infantil
(PAI) no Hospital Municipal e promete novas manifestações. Além de não descartarem
a tomada de medidas mais drásticas.

Entramos em contato com a Prefeitura de Ponta Grossa
questionando se há relato dessa situação e quais os motivos para a demora no
atendimento. Mas até o momento não tivemos respostas.

 [RELACIONADAS]

Entenda a Classificação de Risco e o tempo de espera por atendimento

O Sistema Único de Saúde (SUS) utiliza o Protocolo de
Manchester. Os pacientes são divididos em cinco cores, que representam a
prioridade de atendimento:

Vermelha – Emergência: atendimento imediato;
Laranja – Muito urgente: espera de até 10 minutos;
Amarelo – Urgente: espera de até 1 hora;
Verde – Pouco urgente: espera de até 2 horas;
Azul – Não urgente: espera de até 4 horas.

 

 

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