A Secretaria Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa novamente é alvo de denúncias realizadas por pais e mães preocupados com a saúde e segurança de seus filhos nas escolas de responsabilidade do governo municipal. Mães entraram em contato com a reportagem do BnT, onde denunciam o fato de que crianças ficariam sozinhas sem professores durante período letivo na Escola Municipal Prof Haydê Ferreira De Oliveira, enquanto seriam cuidadas por outras crianças.
Segundo relatos recebidos em determinados horários os alunos ficam desassistidos e a direção convocaria um aluno para ficar responsável por determinadas turmas. Além da falta de um adulto responsável, o caso de “criança cuidando de criança” terminou algumas vezes em gritaria e ameaça de agressão por parte dos “monitores”.
A Prefeitura de Ponta Grossa através da SME através de nota negou as denúncias realizadas ao Boca No Trombone. A negativa veio em resposta aos pedidos de informação e esclarecimentos referentes às denúncias encaminhadas a este Portal de Notícias.
“Foi falado que o período integral era um modelo de educação. Deixam os alunos maiores para cuidar dos pequenos, alunos são ameaçados, as mães estão indignadas com isso. A escola não cuida dos nossos filhos. O período integral tem causado problemas que ninguém fala”, desabafa uma mãe.
Ao informar que a reportagem iria procurar ouvir a prefeitura antes de realizar a publicação, um alerta foi feito relembrando problemas anteriores.
“A escola vai negar até a morte, como vocês já presenciaram no caso da meningite na escola, isso que no caso da meningite nós tínhamos provas e eles negavam” , enfatizou outra mãe.
“É muito desumano o que estão fazendo com as crianças ela até chorou pra não ir pra escola de medo de ficar na sala”, comentou outra mãe que teve a filha ameaçada em sala de aula durante a ausência de funcionários.
A reportagem recebeu informações de que após a direção da escola tomar ciência de que os pais teriam sido alertados pelos filhos, algumas crianças foram chamadas pela direção para indagar quais assuntos foram revelados para os familiares.
“A minha filha chegou da escola e contou q a diretora chamou ela e perguntou o que ela me contou e minha filha falou aquilo que me contou, que a criança estava lá na sala olhando eles e batendo com o apagador nas carteiras das crianças”, denuncia mais uma mãe.
Após o questionamento da direção, algumas mães afirmaram que seria uma maneira de intimidar as crianças, afim de não repassarem informações para os pais sobre os fatos ocorridos em sala de aula.
“Já começou a intimidar a criança”.
Na última quinta-feira, 18 de julho a redação do Portal BnT Online entrou em contato com a Prefeitura de Ponta Grossa e Secretaria Municipal de Educação, afim de esclarecer os fatos e levar a público o posicionamento, versão ou negativa da gestão.
Após o pedido a Secretaria Municipal de Educação negou as denúncias dos pais e afirmou que a atividade de monitoria é realizado em caráter pedagógico, sendo a atividade sempre acompanhada pela equipe gestora. Ainda de acordo com a secretaria, as escolas estão abertas para diálogo com os pais, afim de informar sobre o dia a dia das crianças.
Ainda de acordo com a secretaria, a direção da escola envolvida nas denúncias será orientada a apresentar o projeto pedagógico aos pais.
Confira na íntegra a nota encaminhada ao Portal BnT Online – Boca no Trombone:
” A SME esclarece que diversas unidades realizam, junto aos alunos, atividades de monitoria, sempre destacando seu caráter pedagógico. A metodologia objetiva a autonomia, responsabilidade e o desenvolvimento integral das crianças, que sempre contam com o acompanhamento da equipe gestora e demais profissionais da escola. Nesta atividade, busca-se desenvolver diversas habilidades sociais junto aos alunos, que estão em fase de aprendizado.
Em relação ao tema citado, como de costume, a escola ouviu a família e deu sequência ao trabalho pedagógico.
A SME aproveita para informar que as escolas estão sempre abertas e receptivas a todos os pais e responsáveis que desejam obter informações ou informar a respeito do dia a dia escolar dos alunos, seja para aprimorar seu desempenho, alinhar condutas, solicitar esclarecimentos pedagógicos ou solucionar qualquer questão.
O jornalista esportivo Léo Batista morreu neste domingo (19), no Rio de Janeiro. Um dos…
Oba, a coluna da Renata Regis Florisbelo já está no ar!! O tema desta semana…
Instituto aponta que deverá haver um aumento da instabilidade atmosférica no sul do Brasil, o…
Sujeito resistiu com chutes e socos, acertando inclusive um guarda municipal. Desta forma, a equipe…
Hamas libertará 33 reféns israelenses. Já Israel deixará livre todas as mulheres e menores de…
Um dos ocupantes ficou em estado grave, enquanto outros dois tiveram lesões leves. Acidente ocorreu…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade