Categorias: Brasil

Mais de 10 mil animais já foram resgatados das enchentes do Rio Grande do Sul

Mais de 10,3 mil animais de estimação e silvestres já foram resgatados das enchentes no Rio Grande do Sul, conforme boletim da Defesa Civil do estado, divulgado neste sábado (11).

Os dados são da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema/RS) e do Grupo de Respostas a Animais em Desastres (Grad) composto por voluntários de várias áreas de atuação de entidades de defesa dos animais.

Entre os animais resgatados, está o cavalo apelidado de Caramelo, devido à cor de sua pelagem, que estava ilhado por 4 dias em cima de um telhado em Canoas. Os regaste foi realizado pelos militares do Corpo de Bombeiros de São Paulo, com auxílio da Brigada Militar do estado, na quinta-feira (08).

Após o resgate

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema/RS), os animais resgatados de áreas inundadas passam por uma triagem veterinária. Os que estão em bom estado de saúde são devolvidos aos tutores e quando não há um identificado são direcionados para abrigos públicos ou para espaços do GRAD. Caso estejam com hipotermia ou lesões, eles são encaminhados para a clínica veterinária mais próxima.

O tutor que ainda não encontrou seus animais deve procure a Defesa Civil do município e se deslocar aos abrigos da cidade para tentar identificar o pet.

Organizações não governamentais (ONG) e grupos independentes de protetores de animais têm se unido nas redes sociais para compartilhar informações que possam ajudar esses animais a serem reencontrados por seus donos ou, quando necessário, encontrar um novo lar.

Ajuda

O Grupo de Respostas a Animais em Desastres (Grad) que tem difundido o lema: Toda vida importa e ninguém ficará para trás, afirma que os pedidos por resgates não param de chegar, mas muitas áreas continuam inacessíveis. A instituição solicitou apoio de embarcações a motor para ampliar as ações de salvamento nas áreas alagadas. Para doações financeiras, o grupo Grad disponibiliza a chave PIX: doe@gradbrasil.org.br .

Neste momento, estão sendo aceitas doações de rações para animais (cães, gatos, coelhos, roedores, cavalos, aves), em embalagens fechadas. Também são necessários itens como casinhas e camas para pets, areia para gatos potes de ração, água potável, vacinas, remédios antipulgas, vermífugos, medicamentos veterinários e microchips para pet, que são colocados sob a pele do animal e armazenam os principais dados dele como nome, espécie, sexo, cor, idade, além da identificação do tutor e endereço de residência.

Leia também: Homem morre após colidir com traseira de caminhão em estrada rural de Castro

Agência Brasil

A Agência Brasil é uma agência de notícias brasileira. Faz parte da Empresa Brasileira de Comunicação

Artigos recentes

Motociclista de PG segue internado com ferimentos graves; Garupa morreu no hospital

O acidente ocorreu na tarde de ontem (21). A colisão envolveu um carro e uma…

% dias atrás

Morre moradora de PG vítima de acidente com moto na BR-376 em Palmeira

A jovem estava internada no Hospital Regional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa. O piloto…

% dias atrás

UBS do Cantagalo em Castro é alvo de vandalismo

A princípio, não houve registro de furto no local. No entanto, a porta de entrada…

% dias atrás

Altamir Sanson faz balanço dos 100 dias de gestão à frente da Prefeitura de Palmeira

Em entrevista concedida ao BNT NEWS nesta terça-feira (22), o prefeito de Palmeira, Altamir Sanson…

% dias atrás

Estudo revela impactos da guerra tarifária global nas exportações brasileiras

Estudo revela que a guerra tarifária iniciada por Trump impacta indiretamente a economia brasileira, com…

% dias atrás

Sete pessoas morreram durante a Operação Semana Santa – Tiradentes 2025 no Paraná

Quase 43% das mortes ocorreram por atropelamento e 57% em colisões

% dias atrás