O Mandato Coletivo do Partido dos Trabalhadores (PT), protocolou nesta sexta-feira (23), uma representação junto ao Ministério Público Estadual pedindo a suspensão da análise, pelo Instituto de Planejamento Urbano de Ponta Grossa (IPLAN), de um projeto que visa a construção de um condomínio residencial de luxo nas proximidades do Parque Lago de Olarias.
O empreendimento seria localizado em uma área de floresta com cerca de 5 mil árvores, integrando a futura Área de Proteção Ambiental (APA) do Arroio de Olarias. Segundo estudo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, o local também será sede de um parque linear, com infraestrutura para atividades recreativas, esportivas e de lazer, além de ciclovias e pistas de caminhada.
O agrônomo e ambientalista Guilherme Mazer, membro do Mandato Coletivo, destaca que a área é vital para a conservação ambiental e faz parte de um corredor florestal essencial para diversas espécies de pássaros. Ele alerta que a aprovação do condomínio pode comprometer o desenvolvimento do parque urbano previsto para a bacia do Arroio de Olarias.
A representação protocolada argumenta que a continuidade do processo administrativo que autoriza a construção deve ser suspensa, uma vez que a área em questão é de alta prioridade para conservação. O município de Ponta Grossa já firmou, em acordo judicial, o compromisso de criação da APA, conforme previsto na ação civil número 0006265-37.2023.8.16.0019.
A medida busca preservar o ecossistema local e assegurar o cumprimento do compromisso ambiental assumido pela cidade.
Leia também: Homem morre e dois são baleados em Ponta Grossa; Polícia investiga
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) de Ponta Grossa, oficializou e reconheceu como patrimônio…
A entrada será a doação de um brinquedo novo ou em boas condições para a…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade