O Mandato Coletivo do Partido dos Trabalhadores (PT), protocolou nesta sexta-feira (23), uma representação junto ao Ministério Público Estadual pedindo a suspensão da análise, pelo Instituto de Planejamento Urbano de Ponta Grossa (IPLAN), de um projeto que visa a construção de um condomínio residencial de luxo nas proximidades do Parque Lago de Olarias.
O empreendimento seria localizado em uma área de floresta com cerca de 5 mil árvores, integrando a futura Área de Proteção Ambiental (APA) do Arroio de Olarias. Segundo estudo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, o local também será sede de um parque linear, com infraestrutura para atividades recreativas, esportivas e de lazer, além de ciclovias e pistas de caminhada.
O agrônomo e ambientalista Guilherme Mazer, membro do Mandato Coletivo, destaca que a área é vital para a conservação ambiental e faz parte de um corredor florestal essencial para diversas espécies de pássaros. Ele alerta que a aprovação do condomínio pode comprometer o desenvolvimento do parque urbano previsto para a bacia do Arroio de Olarias.
A representação protocolada argumenta que a continuidade do processo administrativo que autoriza a construção deve ser suspensa, uma vez que a área em questão é de alta prioridade para conservação. O município de Ponta Grossa já firmou, em acordo judicial, o compromisso de criação da APA, conforme previsto na ação civil número 0006265-37.2023.8.16.0019.
A medida busca preservar o ecossistema local e assegurar o cumprimento do compromisso ambiental assumido pela cidade.
Leia também: Homem morre e dois são baleados em Ponta Grossa; Polícia investiga
O adolescente estava junto de outros colegas na arquibancada de um campo de society na…
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade