O Mandato Coletivo de Ponta Grossa protocolou na tarde desta segunda-feira (2) o Projeto de Lei nº369/2023, que institui no calendário oficial do município a Semana da Conscientização sobre Fibroadenoma, a ser celebrada na primeira semana de outubro, coincidindo com o início da campanha ‘Outubro Rosa’.
O projeto foi idealizado por Marina Pereira, estudante do Colégio Sagrada Família e integrante do programa ‘Câmara Jovem’, promovido pelo Poder Legislativo de Ponta Grossa com estudantes do ensino fundamental e médio da cidade selecionados através do Programa Eleitor do Futuro, executado pela Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Leia também: Projeto de lei sobre uso de agrotóxicos gera discussão na Câmara de PG
A iniciativa surgiu a partir de experiência pessoal de Marina com o fibroadenoma – um tipo de neoplasia mamária mais comum em mulheres jovens (de 15 a 35 anos), provocado pelo crescimento exagerado de glândulas produtoras de leite e de tecido de mama.
A instituição da Semana Municipal da Conscientização sobre Fibroadenoma visa ampliar a conscientização da sociedade de forma geral, em especial mulheres jovens, sobre o fibroadenoma, seus sinais e tratamento.
“Para nós, do Mandato Coletivo, poder discutir e, sobretudo, encaminhar proposições legislativas que sejam demandas da juventude é essencial para o aprimoramento das políticas públicas voltadas a este segmento que é tão importante e, na maioria das vezes, tão marginalizado”, opina a covereadora Ana Paula de Melo.
O projeto seguirá os trâmites regulares na Câmara de Ponta Grossa e, se sancionado, autorizará a Prefeitura a realizar ações no âmbito da rede pública de ensino e de saúde voltadas à conscientização sobre o fibroadenoma, além de palestras, seminários, exposições, atividades e eventos de visibilidade no município.
“Espero que, com a realização de ações de conscientização por parte da Prefeitura, meninas e mulheres tenham mais facilidade de acesso ao diagnóstico e tratamento”, afirma a jovem Marina.
O acidente causou transtornos no tráfego e mobilizou as autoridades para a apuração das causas.
Segundo a família, o homem desaparecido necessita de medicação controlada e cuidados especiais.
Até o momento, não há previsão de alta, e a agenda do Papa permanece suspensa.
Tanto quem está em busca de descanso quanto quem não deixa de lado um tradicional…
Para o deputado, o desenvolvimento das cidades deve ser prioridade na formulação de políticas públicas.
Moradores de Ponta Grossa criticam Sanepar por cortar água sem aviso, causando transtornos e desorganização.
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade